Parar de menstruar: mitos e verdades

A menopausa é um estágio da vida pela qual toda mulher irá passar. Durante essa fase, mesmo sendo um processo natural, muitas mulheres reclamam…

A menopausa é um estágio da vida pela qual toda mulher irá passar. Durante essa fase, mesmo sendo um processo natural, muitas mulheres reclamam dos sintomas e sinais que surgem com a menopausa. E é a partir disso que muitas delas alimentam crendices a respeito do assunto. Tendo isso em vista, separamos alguns mitos e verdades sobre a época de parar de menstruar.

Conheça alguns mitos e verdades sobre as cólicas menstruais.

A prática de atividade física colabora com a diminuição dos sintomas da menopausa. (Foto: divulgação)

A menopausa afeta a libido da mulher? Verdade – quando a mulher para de menstruar a libido diminui. Além disso, ocorre a diminuição da lubrificação vaginal, o que interfere de forma negativa nas relações sexuais das mulheres.

Os sintomas da menopausa só aparecem após a mulher completar 50 anos? Mito – as manifestações da menopausa como depressão, irritabilidade, fogachos e falta de sono podem surgir até mesmo antes da menstruação parar.

A pele pode sofrer alterações durante a menopausa? Verdade – com a chegada da menopausa, ocorrem alterações hormonais. Assim, como resultado observa-se a desidratação da pele e ocorre a diminuição na produção de colágeno. Além disso, a pele da mulher se torna mais fina, o que colabora com o desenvolvimento de rugas.

 Qualquer mulher que chega na menopausa pode fazer reposição hormonal. Mito– antes de realizar a reposição hormonal, as mulheres devem buscar a orientação de um médico especialista e avaliar quanto a presença ou não de contraindicações para o tratamento. Entre elas podemos citar história familiar de câncer de mama e de ovário, presença de doenças cardíacas, hepáticas ou do sangue, são alguns exemplos delas.

Parar de menstruar deixa a pele da mulher mais ressecada. (Foto: divulgação)

Durante a menopausa ocorrem alterações hormonais? Verdade – a menstruação para devido à diminuição da produção dos hormônios femininos.

Leia Também:  Decoração de quarto para duas meninas

A prática de exercícios físicos pode colaborar com a melhora dos sintomas da menopausa? Verdade – quando a menstruação para essencial que a mulher mude seus hábitos de vida. Assim, está indicado a pratica de atividade física durante duas a três vezes por semana. Eles fortalecem os músculos e ossos e, ainda auxiliam no controle de peso.

A reposição hormonal auxilia no controle dos sintomas da menopausa? Verdade – muitos especialistas indicam a reposição hormonal para auxiliar no controle dos sintomas da menopausa. Isso porque colabora na regulação hormonal da mulher.

A reposição hormonal não é indicada para todas as mulheres. (Foto: divulgação)

A menopausa é uma fase de alterações na vida de uma mulher. Em geral, quando a menstruação de uma mulher para, ela inicia a manifestação de alguns sinais e sintomas como irritabilidade e depressão. Mesmo sendo algo natural, muitas crendices surgiram ao seu redor. Após conhecer alguns mitos e verdades sobre a menopausa, basta buscar a orientação de um médico especialista diante de qualquer dúvida.

Conheça alguns cuidados com a primeira menstruação.

Top