Mitos e verdades: saúde das unhas

Poucas coisas deixar uma mulher irritada como ter a unha quebrada. As unhas que estão sempre fracas, ressecadas e quebradiças podem ser um sinal de que algo não está certo no organismo. Para mantê-las lindas, fortes e pintadas com as cores da moda é preciso esclarecer vários mitos. Saiba mais sobre o assunto e confira os mitos e verdades sobre a saúde das unhas.

As unhas exigem cuidados especiais. )Foto: divulgação)

Saúde das unhas

Escolher o esmalte para usar nas unhas é muito fácil. Para a maioria das mulheres brasileiras, a complicação vem mesmo e é preciso saber como tratar corretamente as unhas sem abrir mão da beleza. Afinal, quem não deseja conciliar a vaidade com a saúde? Relação a saúde das unhas.

Utilizar esmalte com frequência na unha faz mal? É possível evitar unhas quebradiças? Essas e muitas outras dúvidas surgem em relação a saúde das unhas. Pensando nisso, selecionamos alguns mitos e verdades que podem ajudar no cuidado com as unhas.

As cutículas não devem ser retiradas. (Foto: divulgação)

Mitos e verdades sobre a saúde das unhas

1. A luva de borracha prejudica as unhas.

Mito. Os ambientes úmidos favorecem para a proliferação de bactérias. Mas você não passa o dia todo com luvas nas mãos. Portanto, utilize-as ao mexer com água e produtos químicos, já que eles ressecam e deixam as unhas fracas.

2. Esmalte escuro fortalece as unhas.

Mito. Eles não possuem em sua composição essa função. Podem causar a sensação de deixa-las mais fortes, porém, são mais espessos que os claros.

3. A acetona agride as unhas.

Verdade. Quando em contato com as unhas, essa substância começa a ressecar e enfraquece as unhas. O ideal é apostar nos removedores que não sejam feitos a base de acetona.

4. As unhas devem ser hidratadas.

Verdade. Por ficarem expostas as agressões e devido ao contato com o esmalte, elas ressecam com facilidade. As unhas e cutículas devem ser sempre bem hidratas.

5. É melhor usar a lixa do que cortar as unhas.

Mito. O cortador, a lixa e a tesoura não interferem na saúde das unhas, já que agem nas pontas das mesmas.

6. Retirar a cutícula faz mal para as unhas.

Verdade. A cutícula é a proteção natural contra as bactérias e fungos. Sem ela, as unhas ficam propensas a infecções. O ideal é somente empurrá-la ou cortar superficialmente a cada 15 dias.

Os cuidados com as unhas são essenciais. (Foto: divulgação)

As unhas são grandes aliadas da beleza feminina. Toda mulher adora mantê-las sempre bonitas e bem pintadas. Para isso, é necessário ter alguns cuidados com as mesmas. Muitos mitos e verdades sobre a saúde das unhas  são criados, dificultando ainda mais os cuidados. É necessário deixar os mitos de lado para que as unhas sejam bem cuidadas.

Artigos Relacionados

Artigos Relacionados