5 dicas para manter o banheiro sempre limpo

PUBLICIDADE

Uma casa limpa dá a sensação de bem estar e conforto. Aos visitantes, transmite os mesmos sentimentos, além das pessoas perceberem o cuidado que temos com o que é nosso; com o nosso lar. De todos os ambientes da casa, o banheiro é o que mais necessita de atenção. É nele onde a maioria dos germes e bactérias se concentram. Além disso, a umidade, concentrada pelo vapor do chuveiro, faz com que rejuntes e outros cantinhos fiquem escurecidos, com o acúmulo de um tipo de mofo. Isso tudo sem mencionar os respingos de shampoo e sabonetes, que mancham de branco os azulejos e o box. O bom é que, com produtos simples e dedicação, pode-se manter esse cômodo higienizado e brilhante. Confira 5 dicas para manter o banheiro sempre limpo.

O banheiro é o local onde mais se acumulam germes e bactérias (Foto: Divulgação)

Limpeza de vaso sanitário

Sem dúvida, esta a parte mais delicada do banheiro. Nele, as bactérias vivem e se proliferam, constantemente. É preciso higienizar o vaso sanitário, para garantir a saúde de toda a família. A dica é sempre ter, em mãos, um produto que contenha cloro. Pode ser a substância pura ou a água sanitária, que tem uma porcentagem menor de cloro. Coloque um pouco do líquido, dentro do vaso e deixe agir, durante 15 ou 20 minutos. Em seguida, esfregue toda a parte interna, com uma bucha adequada. Não se pode esquecer de usar luvas e, no caso do cloro puro, máscara de proteção. Enquanto não se lava o banheiro, deve-se fazer uma solução de água e cloro, aplicando-o em toda a área da tampa do vaso, com a ajuda de um pano limpo.

Vinagre, bicarbonato e água morna costumam fazer milagres, na limpeza (Foto: Divulgação)

Espelhos sempre limpos

Para conservar os espelhos, nunca deixe pingos de água parados em sua superfície. Deixe um pano de algodão dentro do armário e, sempre que usar a pia e molhar o espelho, enxugue-o. Quando se quer limpá-lo, a dica é passar um pano úmido em toda a sua superfície e, rapidamente, passar outro seco. Outra alternativa é usar vinagre, para dar brilho. Basta misturar uma xícara (chá) do produto e 3 litros de água. Em seguida, aplica-se a solução, com uma bucha ou algum tipo de spray, você deve lustrar o espelho com um pano macio ou papel toalha.

PUBLICIDADE

Banheira e box

A limpeza do box pode ser facilitada com vinagre, também. Basta aplicá-lo, com uma esponja. Se for necessário, pode-se enxaguá-lo, em seguida. Outra forma de limpar esta parte do banheiro é com água morna e amaciante de roupas. As banheiras, por outro lado, oferecem maior resistência, na hora da retirada de manchas. Para isso, basta misturar sal e aguarrás (ou removedor) e limpá-las.

Torneiras

As torneiras também acumulam sujeira, especialmente as de sabonete. Tenha sempre uma escovinha (que pode ser daquelas de dentes, velhinha) e limpe-as, com sabão em pasta ou detergente.

Mãos à obra! (Foto: Divulgação)

Rejuntes

Estes cantinhos, entre os azulejos, costumam ficar sujos e escurecidos. Para limpá-los, use uma solução de bicarbonato de sódio, vinagre branco, água morna e amônia, em partes iguais. Aplique a mistura, espere alguns minutos e, em seguida, esfregue-os, com uma escova de cerdas firmes. Isso ajudará a limpar, também, os azulejos. Faça o procedimento a cada 15 ou 20 dias. Não se esqueça do uso de luvas de borracha.

Com estas dicas simples, o banheiro estará sempre limpo e livre de germes e bactérias.

Saiba mais sobre o vinagre: Vinagre branco na limpeza: como usar

Veja mais dicas: Pisos e azulejos: dicas para facilitar a limpeza

PUBLICIDADE

Leia também:

Comentários fechados

Os comentários desse post foram encerrados.