Mitos e verdades sobre saúde das unhas

Poucas coisas deixam as mulheres tão irritadas como uma unha quebrada. Sem contar nas situações nas quais elas lascam. As unhas que estão sempre…

Poucas coisas deixam as mulheres tão irritadas como uma unha quebrada. Sem contar nas situações nas quais elas lascam. As unhas que estão sempre fracas, quebradiças e ressecadas podem ser indicativas de que algo não está funcionando bem no nosso organismo.  Saiba mais sobre o assunto e confira alguns mitos e verdades sobre a saúde das unhas.

Os esmaltes escuros não fortalecem as unhas. (Foto: divulgação)

Saúde das unhas

Todas as mulheres adoram desfilar com unhas bonitas e bem feitas. Elas desempenham funções no nosso corpo que vão além da estética. Protegem os nossos dedos e ainda podem indicar como está a nossa saúde, de acordo com o aspecto clinico que apresentam. As unhas são formadas por três camadas de queratina de consistências diferentes, sendo responsáveis por mais de 10% das afecções de pele. O exame das unhas e lesões podem indicar várias doenças e, também, falta de vitaminas.

Quando quebradiças, podem indicar a presença de anemia, problema na tireoide ou carência de vitaminas, como a B12. O aparecimento de manchas brancas pode ser indicativo de micose ou outras infecções. É importante saber cuidar de forma correta dessa parte do nosso corpo.

A retirada das cutículas pode prejudicar as unhas. (Foto divulgação)

Veja também acrigel, unhas que duram até 3 semanas 

Mitos e verdades sobre a saúde das unhas

As unhas são partes importantes do nosso organismo, conheça alguns mitos e verdades sobre essa região.

1. Os esmaltes escuros fortalecem as unhas

Mito: eles não possuem componentes capazes de exercer essa função. Podem proporcionar a sensação de deixa-las mais fortes, já que são mais espessos que os claros.

2. A acetona prejudica as unhas.

Verdade: quando entra em contato com as unhas, a acetona causa ressecamento e enfraquece as mesmas. O ideal é apostar nos removedores de esmalte que não sejam feitos a base de acetona.

3. As unhas devem ser hidratadas.

Verdade: devido a exposição a fatores agressivos e ao contato com o esmalte, elas ressecam com facilidade. Sendo assim, as unhas necessitam de hidratação constante.

4. É melhor lixar as unhas do que conta-las.

Mito: a lixa, tesoura ou o cortador não interferem na saúde das unhas.

5. Tirar a cutícula prejudica as unhas.

Verdade: a cutícula é uma proteção natural contra fungos e bactérias. Sem ela, as unhas ficam mais expostas às contaminações. O ideal é somente empurrá-la ou corta-la de forma superficial a cada 15 dias.

As unhas devem estar sempre saudáveis e bonitas. (Foto: divulgação)

Veja também como cuidar das unhas dicas para deixar as unhas bonitas 

As unhas fazem parte da nossa beleza e também da saúde. Dependendo do estado como elas estão, podem indicar várias doenças como anemia, deficiência de vitaminas e outros. É preciso ter cuidados redobrados com as unhas para que elas permaneçam sempre bonitas e saudáveis.

Top