Ministério Saúde plano contra drogas – Crack

PUBLICIDADE

Diante do aumento de drogas pesada consumidas no Brasil, o Ministério da Saúde lançou um plano para aumentar o tratamento e formas preventivas à dependência de entorpecentes e álcool.

Essa ação visa atender 108 municípios, inclusive as capitais brasileiras. No Rio Grande do Sul serão 11 novos Centros de Atenção Psicossocial (CAPs), mais seis centros especializado, e ainda 122 leitos psiquiátricos, que trataram os viciados em crack, a droga que mais devasta no momento.

Serão 92 centros de CAPs abertos em todo Brasil, com um custo estimado em R$117,3 milhões. Já existem 68 centros habilitados, vão criar mais 2.325 novos leitos psiquiátricos em hospitais de municípios com número maior de 250 mil habitantes.

PUBLICIDADE

O projeto envolverá vários setores da sociedade, além de organizações não-governamentais, incluindo 7 ministérios e o Gabinete de Segurança Institucional. A prioridade fica por conta das crianças e adolescentes que se encontram em perigo.

Eles almejam usuários de drogas como crack e cocaína, sendo que essas drogas são as mais usadas nas ruas. A idade média de consumo dessas substâncias é de 13,8 anos, segundo o Ministério da Saúde.

José Temporão, ministro da saúde, declarou que outras drogas podem levar anos para causar danos ao organismo, o crack pode matar em um tempo muito pequeno.

Para prevenção o governo pretende aumentar o tratamento médico e de prevenção. Estima-se que cada centro possa atender de 300 a 400 dependentes mensalmente. Haverá internação para desintoxicação, abstinência e alteração mental devido a drogas.

Os profissionais da saúde serão treinados para atuar e proceder junto ao usuário de drogas. Serão oferecidos 80 cursos de preparação, sendo 15 cursos para o Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná .

Haverá ajuda de todos os campos da sociedade, inclusive as Nações Unidas assinou um protocolo com o Ministério da Saúde para ajudar na especialização para atendimentos de usuários de drogas, tendo em cada núcleo um profissional qualificado em saúde mental.

PUBLICIDADE
plano contra drogas-crack

Leia também:

2 Comentários

  • preciso de uma internaçao mas nao tenho como pagar,, seria possivel alguem me ajudar a arrumar uma clinica.. meu celular 11954744863 moro em itu por favor eu necessito mesmo

  • os piscologos do caps seriam melhor aproveitados atuando em crinicas gratuitas p/ dependentes quimicos

Comentários fechados

Os comentários desse post foram encerrados.