Cadeira de rodas: cuidados ao comprar

É importante escolher corretamente a cadeira de rodas na hora de comprar. A escolha incorreta desse dispositivo de mobilidade pode custar caro e também…

Por Editorial MDT em 17/05/2013

É importante escolher corretamente a cadeira de rodas na hora de comprar. A escolha incorreta desse dispositivo de mobilidade pode custar caro e também prejudicar a saúde e a independência do indivíduo. Veja os cuidados ao comprar cadeira de rodas.

Escolha corretamente a cadeira de rodas. (Foto: divulgação)

Cadeira de rodas

As cadeiras de rodas leves são muito úteis, pois oferecem grandes benefícios e tornam as tarefas dos usuários mais rápidas, fáceis e divertidas. O principal objetivo dessas cadeiras é favorecer a mobilidade. Esses produtos fazem exatamente isso, oferecendo mais mobilidade e conforto ao utilizador. Elas possuem peso entre 9 e 14 kg, sendo mais fáceis de serem transportadas e manuseadas do que as tradicionais, que pesam em torno de 20 kg.

O conforto é outro elemento essencial para quem utiliza esse meio de transporte. As mais leves oferecem mais conforto sempre. Além disso, podem ser inseridas almofadas ao assento e aos descansos para as pernas. Elas podem conter porta copos e prateleiras para colo, respondendo às necessidades de cada usuário.

As cadeiras de rodas devem ser escolhidas corretamente. (Foto: divulgação)

Veja também cadeiras de rodas motorizadas, onde comprar 

Cuidados ao comprar cadeira de rodas

As crianças que não desenvolvem habilidades posturais adequadas devem ser levadas para fazer uma avaliação de prescrição para uso de um sistema especial com finalidade de posicioná-las adequadamente. Esse sistema é munido de suportes que facilitam o sentar, contribuindo para o desenvolvimento do controle da cabeça, do tronco e da prática de movimentos e manipulação de objetos.

A mobilidade com qualidade é um ponto muito importante ao adquirir o equipamento, pois pode aumentar o autocontrole e o envolvimento do individuo em ocupações. Além disso, a aparência também é essencial para a autoestima, bem-estar e participação social do cadeirante.

Existem alguns modelos de cadeira de rodas que não podem permanecer em locais úmidos, como as movidas a baterias. No caso dessas, é preciso ter um cuidado especial com o equipamento, estar atento sobre a carga da bateria e troca-la quando necessário.

É recomendável que um terapeuta ocupacional atenda o cadeirante e analise quais são as melhores condições de adaptação da cadeira de rodas, de acordo com as necessidades de utilizador.

A cadeira de rodas deve proporcionar conforto e segurança para o indivíduo. (Foto: divulgação)

Veja também cadeiras de rodas motorizadas, preços 

A cadeira de rodas é um acessório de grande utilidade para pessoas incapazes de se locomoverem com as próprias pernas. Por isso, elas devem ser escolhidas corretamente para garantir o conforto e a facilidade de locomoção dos utilizadores. É importante ter a orientação de um médico e um terapeuta ocupacional para avaliar o caso e ajudar na escolha da cadeira de rodas ideal.

Top