Vacina H1N1 Para Doenças Crônicas

No ano de 2009 uma grave epidemia atingiu diversos países do mundo, inclusive o Brasil. O vírus H1N1, também conhecido como causador da Gripe…

Vacina H1N1 para Doenças Crônicas

No ano de 2009 uma grave epidemia atingiu diversos países do mundo, inclusive o Brasil. O vírus H1N1, também conhecido como causador da Gripe Suína, é uma variação do vírus Influenza, o que causa a gripe comum. Foram milhares de mortos por todo o mundo. A pandemia, como chamamos uma epidemia de tal proporção, teve início no México e por esse motivo o continente americano foi o mais afetado com o vírus. Um ano depois do inicio da contaminação do vírus, uma eficiente vacina foi formulada e está sendo repassada em todos os países afetados. No Brasil há um calendário programado para cada tipo de pessoa. A vacinação contra gripe H1N1 acontece até meados do mês de maio.

No período de 22 de março à 02 de abril, ocorre a vacinação para doentes crônicos, exceto idosos e crianças de 06 meses a 02 anos. A vacina H1N1 para pessoas com doenças crônicas tem uma composição diferente das demais, isso por que quem já tem alguma doença mais séria precisa de atenção em relação à qualquer outra vacina. Se não for a composição exata para cada tipo de pessoa, a vacina pode provocar reações adversas, podendo prejudicar a saúde do individuo. Por isso se você tem alguma doença crônica, como a diabetes, procure um posto de saúde mais próximo até o dia 02 de abril.

A partir do dia 22 de março abriram também o período para as gestantes, pessoas também mais sensíveis devido à gravidez. No caso das gestantes, a vacinação vai até 21 de maio, o último dia do calendário de vacinação H1N1. Além das gestantes e das pessoas com doenças crônicas, os profissionais da área da saúde e povos indígenas já foram vacinados, mas essa etapa se encerrou em 19 de março.

Continuar Lendo  Entenda até que ponto a tendência de engordar atrapalha

Consultando o calendário você pode conferir em qual data você se encaixa. Ainda faltam os jovens de 20 a 29 anos, idosos com mais de 60 anos com doenças crônicas, e pessoas de 30 a 39 anos. Cada um desses grupos será vacinado em determinado prazo. Se você não se encaixa em nenhum dos grupos, saiba que é um tipo de pessoa que tem menos chances de contrair o vírus. Jovens menores de 20 anos e pessoas entre 40 e 60 anos não entram nas categorias, por exemplo. A seguir você confere as datas de vacinação H1N1 divididas por cada tipo de pessoa.

-De 08 de Março a 19 de Março – Profissionais de Saúde e Indígenas

-De 22 de Março a 21 de Maio – Gestantes.

-De 22 de Março a 02 de Abril – Doentes Crônicos, exceto idosos e crianças de 06 meses a 02 anos.

-De 05 de Abril a 23 de Abril – Jovens de 20 a 29 anos.

-De 24 de Abril a 07 de Maio – Idosos com mais de 60 anos com doenças crônicas.

-De 10 de Maio a 21 de Maio – Pessoas de 30 a 39 anos.

Top