Metrô Rio agora possui identidade sonora

As estações e trens do Metrô Rio foram os primeiros do Brasil a ganharem identidade sonora. Agora todos os passageiros que circulam pelas linhas…

As estações e trens do Metrô Rio foram os primeiros do Brasil a ganharem identidade sonora. Agora todos os passageiros que circulam pelas linhas da cidade poderão usufruir de trilhas sonoras feitas especialmente – através de pesquisas – para o estilo carioca de ser.

A Zanna Sound é a empresa responsável por aplicar o Audio Scap, como é chamada a sonorização ambiente, para criar uma paisagem sonora. O projeto teve início com uma pesquisa para reconhecer o que os usuários pensavam do Metrô Rio.

“Inicialmente fizemos o sound branding, estudamos a marca para ver qual a sua personalidade. Identificamos que ela tem quatro pilares: é humana, prática, carioca e transformadora. Com base nisso, fomos pesquisar e fazer o som da marca Metrô Rio. O ritmo dela é transformador, a melodia é humana, bem carioca e utiliza instrumentos cariocas. Tem a cara do Rio e a mistura destes elementos”, contou a diretora de criação da Zanna Sound, Zanna.

A identidade é a mesma para todos os locais do Metrô Rio: máquinas onde os bilhetes são comprados, avisos sonoros, etc. O objetivo foi criar uma padronização e um ambiente agradável. “Também fizemos a paisagem sonora, que no exterior já é bastante usada e recebe o nome de Audio Scape. Neste caso, é uma ambientação, com sons de flauta, passarinhos, tamborins e cuícas, tanto nos espaços das estações quanto nos trens. É o primeiro case de paisagem sonora do Brasil”, comenta.

O coordenador de comunicação do Metrô Rio explicou a importância dos sons para quem utiliza o serviço. “Com ele consigo falar com o cliente e chamar sua atenção. E, no nosso caso, percebemos que não havia uma identidade. Entendemos que esta seria uma forma de aumentar a credibilidade e passar um pouco da marca Metrô Rio para nossos usuários. É uma forma de contato com eles”.

Continuar Lendo  Anel de Noivado, Modelos, Fotos

Para conferir todos os sons inseridos no sistema basta acessar o site do Metrô Rio.

Top