Pela primeira vez será celebrado oficialmente Dia Nacional da Consciência no Brasil

Pela primeira vez será celebrado oficialmente Dia Nacional da Consciência no Brasil

No próximo domingo (20) será celebrado oficialmente, pela primeira vez, como Dia Nacional da Consciência Negra e de Zumbi. A norma que estabelece a…

Por Editorial MDT em 17/11/2011

(Imagem: Foto divulgação)

No próximo domingo (20) será celebrado oficialmente, pela primeira vez, como Dia Nacional da Consciência Negra e de Zumbi. A norma que estabelece a celebração foi aprovada na semana passada pela presidenta. Ao assinar o documento, Dilma desconheceu uma velha reivindicação do movimento negro para que retirasse a data do calendário dos feriados oficiais do Brasil.

O projeto de criação do Dia Nacional de Zumbi foi apresentado em 2003 pela senadora Serys Slhessarenko PT-Mato Grosso. Ao tramitar pela Câmara, um substituto sugeriu a admissão da data na tabela de feriados nacionais. No entanto, ao retornar para o Senado, onde há apenas um parlamentar negro, Paulo Paim do PT, a proposta foi recusada.

No Planalto, Dilma optou por não modificar o projeto, mantendo a ideia de celebrar a data,  porém sem parar o país. Em mais de 200 cidades, no entanto, a data já é considerada como feriado.

Até no começo de 70, a principal celebração referente ao fim da escravidão no Brasil era o dia 13 de Maio, data na qual a princesa Isabel assinou a chamada Lei Áurea, abolindo de vez a escravidão. Em 1971, no entanto, em plena ditadura militar, uma equipe de militantes, determinou que a melhor data seria a da plausível morte de Zumbi dos Palmares, em 1695.

Zumbi morreu em batalha, depois de comandar durante dez anos um movimento de oposição contra a escravidão. Chegou a unir centenas de rebeldes no Quilombo dos Palmares, em Palmares – AL.

Top