Metade dos jovens entre 18 e 20 anos sofrem com o desemprego, afirma Dieese

Hoje (25) o Ministério do Trabalho e Emprego e o Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (Dieese) lançaram o Anuário do Sistema Público de…

Hoje (25) o Ministério do Trabalho e Emprego e o Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (Dieese) lançaram o Anuário do Sistema Público de Emprego, Trabalho e Renda 2010/2011. Este anuário traz levantamentos referentes ao : mercado de trabalho, qualificação profissional, intermediação de mão de obra, economia solidária, seguro-desemprego e juventude. Entre esses dados, o que recebeu mais atenção foi referente a juventude: de acordo com a pesquisa, o desemprego é um grande problema para quem tem entre 18 e 20 anos.

A constatação foi de que, por mais que a geração de empregos com carteira assinada esteja forte, especialmente entre cooperativas, mulheres, negros e jovens ainda sofrem com maiores taxas de desemprego. Entre jovens, ela pode chegar a 50%. Entre mulheres, 11,1% contra 6,2% dos homens e entre negros, com taxa de 10% em comparação com 7,3% da população branca e 9,1% entre pardos.

De acordo com o Ministro do Trabalho e Emprego, Carlos Lupi, esses dados servirão como base para novas políticas na geração de emprego e qualificação propostas pelo ministério, como também, como item básico para empresas que desejam ter um perfil dos trabalhadores em determinada região, fazendo valer futuros investimentos.

Lupi estimou, que até o fim de 2011, estas informações poderão estar disponíveis no site oficial do ministério.

Top