Plano de estudo para concurso público, passo a passo

Até o final do ano, o Brasil deve oferecer milhares de vagas em concursos públicos. Por isso, se você está de olho em alguma…

Sem investir em um bom cronograma de estudos, você dificilmente vai conseguir alcançar o resultado que deseja.

Até o final do ano, o Brasil deve oferecer milhares de vagas em concursos públicos. Por isso, se você está de olho em alguma oportunidade, comece a se preparar desde já. Sem investir em um bom cronograma de estudos, você dificilmente vai conseguir alcançar o resultado que deseja.

E o primeiro passo para você dar início a sua preparação para o exame é fazer um planejamento. Ele deve conter os dias e os horários que serão dedicados a cada matéria. Além disso, o planejamento precisa ser elaborado antes mesmo da seleção ser anunciada, para que você tenha mais tranquilidade durante o período de estudo.

Um planejamento bem organizado é importante para eliminar o conflito entre estudar e estar preocupado com outras tarefas. Até mesmo as pessoas com quem você convive vão aprender a respeitar os seus horários e entender que não devem lhe interromper quando estiver com a cara nos livros.

Passo a passo

Na hora de montar o seu planejamento, lembre-se de anotar os dias e os horários que serão dedicados a cada matéria.

Coloque o seu cronograma numa folha de papel ou no computador, com os dias da semana e do mês que você pretende estudar. Aproveite para assinalar os seus compromissos fixos, como trabalho e aulas, e veja quanto tempo restará para você dedicar aos estudos.

Quem nunca teve uma rotina de preparação muito puxada, deve começar com 1h30 a 2h de estudo por dia e aumentar esse tempo aos poucos. Se você não trabalha, separe um pequeno período pela manhã e outro à tarde.

Os especialistas no assunto também orientam o candidato a fazer algum tipo de atividade física de manhã, antes de começar, ou entre os turnos da tarde e da noite. Ele ainda não deve se esquecer de se alimentar de três em três horas e de dar uma pausa depois do almoço para relaxar.

Seu cronograma também deve incluir um tempinho para lazer e descanso.

Não existe um cronograma padrão para você seguir. O ideal é ajustar o período de estudo de acordo com o seu ritmo pessoal, sempre respeitando os horários estabelecidos para estudo e descanso. Já aqueles que trabalham precisam criar uma estratégia para aproveitar o tempo disponível. Separar o turno da noite e os finais de semana pode ser uma boa alternativa. O importante é não ficar se lamentando por ter que se dividir entre estudo e trabalho, pois a maioria dos candidatos também se encontra nesta mesma situação.

Leia Também:  Concurso público Inpe 2012 vagas, inscrições

No que diz respeito às matérias, comece sempre pelas mais básicas ou, caso esteja frequentando algum cursinho, siga a sequência do conteúdo ministrado em sala de aula, para garantir um maior aproveitamento. E não se esqueça de manter uma regularidade, pois é o seu esforço e dedicação que vão garantir o seu sucesso.

Top