Sacolas plásticas no supermercado: como evitar

Atualmente, o frequente uso das sacolas plásticas vem causando danos de difíceis reparos no meio ambiente. Além de este recurso obter um alto custo…

Atualmente, o frequente uso das sacolas plásticas vem causando danos de difíceis reparos no meio ambiente. Além de este recurso obter um alto custo para o mercado, que são pesados através dos impostos embutidos nos produtos, a natureza paga com muitas mortes de animais e futuramente, também de seres humanos.

Evite as sacolas plásticas por um futuro mais sustentável (Foto: Divulgação)

Por não ser biodegradável, este aparentemente inofensivo material plástico não se decompõe e no uso doméstico, por acumular muita gordura e sujeira, pode apenas ser usado uma única vez, ou até mesmo nenhuma visto que rasgam com facilidade, entre outras desvantagens. Por fim, são inúmeras as razões para não fazer o uso de sacolas plásticas. Por isso, veja a seguir como evitar sacos plásticos no supermercado:

Leve consigo caixas e sacolas de pano

Visando diminuir o uso de sacolas plásticas, alguns supermercados cobram taxas acerca de cada item utilizado. Várias ONGs e partidos políticos trabalham leis sobre este aspecto, que entram em vigor, depois são canceladas, adentrando novamente com outros requisitos, etc. Por isso, esteja sempre preparado: leve em seu porta malas as caixas de papelão, sacolas de pano ou até mesmo um carrinho de feira dobrável.

Veja algumas alternativas para substituir as sacolas plásticas.

Diga não às sacolas de plástico e esteja sempre preparado para evitá-las (Foto: Divulgação)

Lembre-se que as sacolas plásticas demandam muitos recursos para serem produzidas, como água, energia, entre outros. Elas também são as responsáveis por inundações em nossas cidades, uma vez que são acumuladas em rios e canos de esgoto.

Como reduzir a emissão de sacos plásticos

Para você que tinha o hábito de usar sacolinhas plásticas como saco de lixo, existe uma opção muito mais favorável ao seu bolso e ao meio ambiente. Compre sacos de lixo biodegradáveis e espere-os encher. Para poluir ainda menos e ser resistente, você pode apenas esvaziar a lixeira em outra maior por até 3 vezes e assim economizar muito dinheiro e agrede menos a natureza.

Leia Também:  A Moto mais Rápida do Mundo - Suzuki GSX1300R 2009

Conheça mais sobre as opções de sacolinhas retornáveis.

As sacolas demandam por muitos recursos para serem produzidas (Foto: Divulgação)

Outra dica importante para evitar sacos plásticos no supermercado é levar consigo uma lancheira térmica para armazenar os frios e mantê-los longe dos produtos de limpeza. Muitas pessoas se esquecem deste detalhe e acabam obrigatoriamente tendo que usar as sacolas durante as compras. Por fim, alerte os seus amigos para que façam o mesmo e comece a contribuir já para um mundo melhor e mais limpo.

Top