Mestrados na Unirio

A Universidade Federal do Rio de Janeiro (Unirio) foi fundada em 5 de junho de 1979, pela Lei 6.655. Os profissionais que atuam na…

O curso de mestrado é necessário para quem quer se especializar em um determinada área (Foto: Divulgação)

A Universidade Federal do Rio de Janeiro (Unirio) foi fundada em 5 de junho de 1979, pela Lei 6.655. Os profissionais que atuam na instituição de ensino superior são formados por discentes, técnicos-administrativos e docentes qualificados e titulados-doutores, mestres e especialistas nas mais variadas áreas de conhecimento. O local tem um sistema de bibliotecas e arquivos que auxilia na pesquisa dos alunos e colaboradores da universidade. A Unirio oferece cursos de graduação, educação à distância e até mestrado.

O curso de pós-graduação stricto sensu tem como primeiro nível de especilização o mestrado. Na Universidade Federal do Rio de Janeiro, assim como na maior parte das instituições da nação, as aulas são ministradas por doutores, que possuem um nível de estudo acima dos mestres. Esse tipo de especialização é indicada para pessoas que querem se aprofundar em determinada área, ou para quem quer seguir carreira acadêmica.

Ler é preciso para se formar em mestrado (Foto: Divulgação)

Além de ter no decorrer do mestrado disciplinas avançadas, que incluem uma parcela ampla de pesquisa bibliográfica individual, de leitura de livros, o estudante terá que realizar muitas interpretações de textos, e no final do curso, é preciso desenvolver uma pesquisa cientifica que será apresentada de maneira dissertativa a uma banca composta por três profissionais doutores, além do orientador da pessoa autora do projeto, que terão como função avaliar se o estudante consegue agir de maneira autônoma, levando a diante suas pesquisas.

Só recebe diploma quem é aprovado pela banca formada por três pessoas, mais o orientador (Foto: Divulgação)

Esta pesquisa pode ser realizada por meio de estudo de caso e de campo, e em laboratório. Por meio dessas técnicas é possível acompanhar as últimas informações sobre o assunto, e dessa maneira, se introduzir ao determinado tema. Mas antes de ser introduzido em um mestrado é preciso ser aceito pela universidade. No caso da Unirio as pessoas que efetuaram a sua candidatura, e inscreveram suas pesquisas no programa de estudo e que foram aceitas pelo corpo decente, tiveram o nome divulgado no último dia 3 de janeiro. As vagas remanescentes deverão ser divulgadas em breve. Para saber se você está entre os aceitos acesse o site http://www.unirio.brm. No portal tem mais informações sobre os cursos pós-graduação stricto sensu da instituição.

Top