Mestrados CNPQ

O Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) é destinado a ajuda da pesquisa científica e tecnológica e a formação de recursos humanos…

Por Editorial MDT em 09/02/2012

Mestrados CNPq - Uma forma de continuar a estudar.

O Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) é destinado a ajuda da pesquisa científica e tecnológica e a formação de recursos humanos para pesquisas no país. São oferecidos vários tipos de bolsas aos alunos de ensino médio, graduação, pós-graduação, doutores e pesquisadores. As bolsas são dividas em individuais ou por quotas e tem abrangência também fora do Brasil.

Bolsas Individuais

As bolsas individuais são solicitadas diretamente ao CNPq. Se você deseja conseguir um auxílio individual, antes é preciso identificar a opção que melhor se encaixa em seu perfil e sua necessidade. Em seguida, deve ler atentamente as normas gerais e específicas relacionadas ao tipo de bolsa escolhida e verificar os prazos para sua inscrição.

Não se esqueça de preencher o formulário correspondente e enviá-lo dentro dos prazos previstos de acordo com a modalidade. Os formulários podem ser obtidos a partir da página da internet. Fique atento, pois os cadastros que não forem corretamente preenchidos serão recusados. Os resultados dos julgamentos são divulgados pelo correio ou por e-mail.

Bolsas por quota

As quotas de bolsas de Iniciação Científica, de Iniciação Tecnológica, de Mestrado e Doutorado são oferecidas às instituições de ensino e pesquisa e aos cursos de pós-graduação. Os interessados devem solicitá-las diretamente nas instituições em que estudam, não ao CNPq. Os critérios e mecanismos para a obtenção do recurso são divulgados pelas instituições correspondentes. Bolsas de Iniciação Científica Júnior, destinadas aos alunos de ensino médio, são concedidas pelo CNPq às Fundações Estaduais de Apoio à Pesquisa que repassam às instituições locais.

Pós-Graduação – Bolsa de Mestrado do CNPq

Tem como objetivo apoiar financeiramente os estudantes em nível de pós-graduação. Para fazer jus a esse fomento é necessário estar matriculado numa instituição de ensino que seja credenciada com a CAPES (Coordenação de Aperfeiçoamento Pessoal de Nível Superior), no qual o aluno se dedique exclusivamente às atividades de pesquisa acadêmica e de pesquisa. O selecionado deverá manter seu curriculum lattes registrado na condição de bolsista. A  bolsa tem duração de 24 meses, não podendo ocorrer prorrogação. É proibido possuir mais de um auxílio. O valor da ajuda durante o mestrado é de R$1.200,00.

Mestrado amplia seus horizontes.

Confira as instituições credenciadas no CAPES que recebem auxilio do CNPq

UNESP- Universidade Estadual Paulista de São Paulo

http://www.unesp.br/

USP- Universidade de São Paulo

http://www.usp.br/

UNICAMP- Universidade Estadual de Campinas

http://www.unicamp.br/

UEL- Universidade Estadual de Londrina

http://www.uel.br

UFRJ – Universidade Federal do Rio de Janeiro

http://www.ufrj.br/

PUC-SP – Pontifícia Universidade Católica de São Paulo

http://www.pucsp.br

 

Os interessados podem obter maiores informações sobre os cursos, documentações necessárias, bolsas, editais, vagas e inscrições no site do CNPq http://www.cnpq.br/ ou através  do seguinte endereço:

Coordenação de Operação das Bolsas por Quotas – COOBQ

SEPN 509, Bloco “A”, Ed. Nazir I, Térreo

70.750-901 – Brasília – DF

Telefones: (61) 2108-9586, 2108-9809

Fax: (61) 2108-9937

E-mail: [email protected]

Existem várias bolsas para ajudá-lo a realizar o mestrado.

Top