Mestrado em genética

A palavra genética vem do grego (genno) que significa fazer nascer. Genética é a ciência dos genes, da hereditariedade e da variação dos organismos.…

Por Élida Santos em 16/02/2012

Genética é uma área polêmica (Foto:Divulgação)

A palavra genética vem do grego (genno) que significa fazer nascer. Genética é a ciência dos genes, da hereditariedade e da variação dos organismos. Outro significado comum é: área da biologia que estuda a maneira como se transmitem as características biológicas de geração para geração. Esse termo foi empregado em um primeiro momento para explicar o estudo da variação e hereditariedade, pelo cientista William Bateson, em uma carta que estava sendo escrita para Adam Sedgewick, em 1908.

Atualmente, o assunto causa muitas controvérsias devido aos testes recentes com células-tronco e clonagem de animais. Mas para que as pesquisas sejam feitas da melhor maneira, em busca de cura para males da humanidade, é preciso que exista profissionais dessa área de atuação, por isso, muitas graduações podem ser encontradas. Porém, somente ter uma faculdade nesse segmento não é o suficiente, pois as descobertas dessa ciência são constantes. É preciso continuar a se especializar e o mestrado é o primeiro passo para que isso ocorra.

Parta conquistar o seu espaço no mercado de trabalho o mestrado é fundamental (Foto: Divulgação)

Esse tipo de qualificação é o primeiro nível de pós-graduação stricto sensu existente no País, seguido pelo doutorado. Para quem quer seguir carreira acadêmica ser mestre é fundamental. Todos os cursos nesse sentido têm duração média de dois anos, onde os estudantes terão disciplinas avançadas, além de terem que desenvolver uma pesquisa sob a orientação de um professor. No final da especialização o aluno vai apresentar uma dissertação que expresse sua linha de raciocínio e as teorias utilizadas para chegar naquela conclusão. A banca, composta por doutores, vai determinar se aquela pessoa terá capacidade de continuar com o projeto de maneira autônoma, além de avaliar sua desenvoltura.

Se interessou pelo tema? Então conheça alguns sites de instituições que oferecem mestrados na área de genética: www.ipe.org.br; www.espm.br; www.genetica.ufpr.br; www.pggenetica.icb.ufmg.br; www.ufpe.br/ppgg; entre outras universidades. Para saber o nome de todos os locais que promovem esse tipo de curso no Brasil veja o portal eletrônico do CAPES. Essa organização também promove a distribuição de bolsas de estudo, por isso vale a pena ficar atento.

Top