Posso cadastrar a mesma chave pix em bancos diferentes? Confira também o limite de chaves!

redacao b 17/05/2022 Notícias

Afinal, é possível cadastrar a mesma chave pix em bancos diferentes? O pix é a melhor modalidade de pagamento nos dias atuais, ela está em vigor desde novembro de 2020 no Brasil, mas ainda existem muitas dúvidas sobre essa função, principalmente no que diz respeito ao seu acesso, o que conhecemos como “chave pix”.

As dúvidas fazem com que pessoas deixem de utilizar essa função, já para outros, permitem que caiam em alguns golpes. Dúvidas existem para serem sanadas, e aqui você irá encontrar algumas respostas sobre algumas questões referentes às chaves pix e suas conexões com os bancos.

É possível a mesma chave pix em bancos diferentes?

Antes de responder essa questão, se faz necessário compreender o que é a chave pix. Quando se decide habilitar o pix em sua conta, é necessário criar uma chave, que pode ser seu CPF, e-mail, número de celular ou um código aleatório que é gerado pelo próprio banco. Essa chave passa a ser a única informação necessária que você precisa passar para receber o dinheiro em sua conta.

É possível a mesma chave pix em bancos diferentes

Fonte/Reprodução: original

Logo, associando uma dessas informações a uma conta, ela não pode ser utilizada para outra, por exemplo: utilizando o seu CPF como chave pix para o banco X, seu CPF já não pode mais ser utilizado com chave pix para o banco Y.

A liberação de outras informações para criar uma chave, é justamente para não ter que repetir a informação, já cadastrada em um banco, para gerar uma chave pix no outro, então não é possível cadastrar a mesma chave pix em bancos diferentes.

Posso ter duas ou mais chaves pix diferentes?

É possível ter mais de uma chave pix diferente, até mesmo duas para a mesma conta. Não há nenhum problema quanto a isso.

Você pode colocar o seu CPF como uma chave, e também cadastrar o seu e-mail como uma segunda chave para a mesma conta, a única limitação realmente é em cadastra a mesma chave pix em bancos diferentes, tanto que se você tentar cadastrar uma chave no banco x que já está ligada à um banco y, o banco x irá solicitar a transferência, para que assim, somente ele seja o portador da chave em questão.

Qual o limite de chaves pix?

Essa é uma pergunta bem recorrente quando tratamos sobre as chaves pix. Como foi compreendido, o usuário pode cadastrar múltiplas chaves aleatórias como sua chave pix, porém há um limite, são 5 chaves por conta para pessoa física e até 20 chaves para pessoa jurídica.

Como consultar as chaves pix

Existe um método bem ágil para que os clientes de instituições financeiras consigam verificar/consultar as suas chaves pix cadastradas em todas as entidades financeiras que possuem conta. Esse método está ligado ao Banco Central e possui o nome de Registrato, o que pode ser muito útil para o controle da sua vida fiscal e financeira.

Como consultar as chaves pix

Fonte/Reprodução: original

Basta abrir a página do registrato em seu navegador, acessar e fazer o seu login; após isso clique em consultar na janela “minhas chaves pix”, marque a caixa aceito os termos de ciência e responsabilidade, e gere o relatório. Prontinho, o relatório será enviado na mesma hora.

Registrato

O Registrato pode ser definido como um extrato dos registros dos usuários com as instituições financeiras. É administrado pelo Banco Central e permite que os cidadãos possuam acesso a relatórios com informações sobre seus relacionamentos com as instituições financeiras.

É totalmente gratuito o acesso a esse sistema, e ele permite consultar informações como: empréstimos em seu nome, quais são os bancos que o usuário possui conta, chaves pix cadastradas, dentre outros relatórios.
Aplicativo

Para se cadastrar no registrato você precisará abrir o aplicativo do seu banco e clicar na opção “Registrato”. O caminho pode variar de aplicativo para aplicativo, veja alguns exemplos abaixo:

  • – Banco do Brasil: em menu > serviços > registrato
  • – Bradesco: em registrato
  • – Caixa Econômica: em senhas e configurações > registrato banco central
  • – Itaú: em serviços > registrato banco central
  • – Santander: em Menu > santander on > meu momento > BACEN Auto Credenciamento Registrato
  • – Sicoob: em Serviços > registrato banco central
  • – Sicredi: em Sicredi X > registrato

Vale lembrar que a modalidade pix é super segura pois as informações pessoais necessárias nas transações, são protegidas pelo sigilo bancário. Esperamos que suas dúvidas quanto ao cadastro da mesma chave pix em bancos diferentes tenham sido esclarecidas, continue nos acompanhando para mais conteúdos relacionados.

Outros artigos

Ar Condicionado Portátil

09/11/2009

Ar Condicionado Portátil

O ar condicionado portátil é um aparelho moderno que aos poucos começa a ganhar espaço no mercado, sugerindo um formato prático e compacto. Devido a alta capacid...

Onde comprar cerveja Duff, preços

28/05/2012

Onde comprar cerveja Duff, preços

[caption id="attachment_455145" align="aligncenter" width="400" caption="A cerveja Duff chegou ao Brasil em dezembro de 2011"][/caption] Desde o final do ano de 2...