Mengão renasce no Brasileirão e aparece como forte candidato ao título

Em comparação com os concorrentes diretos pelo troféu, Flamengo é a equipe mais ascendente do torneio

Experiente em Campeonato Brasileiro, Vanderlei Luxemburgo já foi campeão cinco vezes

O desempenho dos primeiros colocados do Brasileirão nas últimas cinco rodadas mostra que uma equipe em especial alcançou a estabilidade necessária na competição e desponta como forte candidato ao título: o Flamengo.

Depois de conviver com um jejum de dez jogos sem vitórias, o Rubro-Negro chegou à 24ª rodada ocupando a sexta posição, com 37 pontos, e estava a oito do líder Vasco.

De lá para cá, a equipe flamenguista se recuperou, já acumula cinco jogos de invencibilidade no Brasileirão (dois empates e três vitórias), subiu para o quarto lugar e atualmente está a quatro pontos do atual líder, o Corinthians.

Isso só foi possível graças ao desempenho do Mengão nas últimas cinco rodadas, período em que o Flamengo foi o clube que mais pontuou entre os cinco primeiros colocados. Enquanto o Rubro-Negro conquistou dez dos 15 pontos disputados, o Timão faturou oito, Vasco e Botafogo ganharam cinco e o São Paulo somou apenas três pontos.

O histórico recente do Fla no Brasileirão dá conta de que a equipe carioca está engrenando na reta final da competição. O curioso é que essa situação não é inédita entre os rubro-negros.

Na edição do Brasileirão de2009, aesta altura, o Flamengo encontrava-se em uma situação pior: na sexta posição, com 44 pontos, a dez do líder Palmeiras. Mesmo assim, o Mengão contrariou todos os prognósticos, superou os rivais e acabou como campeão Brasileiro daquele ano.

À época, o Flamengo contava com um Adriano inspirado e que carregou o time rumo ao título. Agora, não é diferente. Além de ter Ronaldinho Gaúcho, um dos melhores jogadores do país, o Flamengo conta com um elenco de qualidade e possui um treinador acostumado a levantar o caneco do Brasileirão: Vanderlei Luxemburgo já faturou cinco títulos como treinador.

A invencibilidade flamenguista nas últimas cinco rodadas

Botafogo1 x 1 Flamengo – 24ª rodada

Atlético Mineiro 1 x 1 Flamengo – 25ª rodada

Flamengo 2 x 1 América Mineiro – 26ª rodada

São Paulo 1 x 2 Flamengo – 27ª rodada

Flamengo 3×2 Fluminense – 28ª rodada

Top