Medicina Alternativa – Tratamento com Acupuntura

acupuntura

Cada vez mais as pessoas estão procurando outras formas de resolver seus “problemas médicos”. E umas dessas alternativas é a ACUPUNTURA (Medicina Tradicional Chinesa).

A acupuntura baseia-se no fluxo de qi, ou energia vital, através de caminhos no corpo humano conhecidos como canais, ou meridianos. São doze meridianos regulares que correspondem aos seis órgãos yin e aos seis órgãos yang, ou seja, o meridiano do baço no órgão baço, e assim sucessivamente. Outros oito meridianos extras também são usados na terapia com acupuntura.

As agulhas de acupuntura são de aço inoxidável, porém podem conter uma fina camada externa de cobre para possibilitar outros benefícios ao tratamento.

Os pontos da acupuntura podem ser estimulados por pressão, calor ou penetração de agulhas. Cada ponto possui um conjunto de funções, algumas dessas funções têm efeitos locais, porém outras são sistêmicas, ou seja, afetam os sistemas do corpo como um todo.

A acupuntura possui alguns pontos importantes, e um deles é o Zusanli, e é utilizado para tratar dor no estômago, vômito, diarréia, indigestão, constipação, tontura, cansaço e baixa imunidade. A penetração da agulha, normalmente alivia a dor no estômago de imediato.

A acupuntura é utilizada desde os tempos remotos com agulhas feitas de madeira, pedra, marfim ou osso. Já nos tempos modernos (hoje), os especialistas usam agulhas de aço inoxidável de qualidade cirúrgica com um pequeno cabo enrolado com arame para mais fácil segura-la. Algumas dessas agulhas podem ser cobertas de ouro, cobre ou prata para obter efeitos especiais no tratamento, mas na maioria das vezes essas agulhas são de aço puro.

A Organização Mundial da Saúde criou uma lista de doenças nas quais o tratamento com acupuntura é efetivo. Normalmente a acupuntura é conhecida por seu tratamento da dor, e ele é tão eficaz, que muitos hospitais chineses substituem as anestesias em alguns procedimentos cirúrgicos pela acupuntura.

Artigos Relacionados

Artigos Relacionados

Reply