Problemas causados com sapatos apertados

Problemas causados com sapatos apertados

Problemas causados com sapatos apertados atingem milhares de pessoas, em todo o Brasil, resultando em muitas dores e queixas, causadas pelo uso inadequado de…

Por Andre em 23/04/2015

Problemas causados com sapatos apertados atingem milhares de pessoas, em todo o Brasil, resultando em muitas dores e queixas, causadas pelo uso inadequado de calçados, que pode gerar até algumas situações mais complicadas.

Problemas causados com sapatos apertados (Foto Ilustrativa)

Ao fazer a escolha errada de um sapato, você pode ter que enfrentar inúmeros problemas de saúde, a começar pela dor na planta do pé, que incomoda bastante e dificulta o ato de caminhar e de praticar outras atividades.

Usar sapato apertado também pode causar unha encravada, condição que surge quando a borda da unha cresce e entra na pele do dedo, causando dor, vermelhidão e inchaço ao redor da unha atingida, além de muito desconforto.

Sapatos que pioram a joanete

Problemas causados com sapatos apertados

Usar calçados apertados com frequência é um hábito comum a muitas pessoas (Foto Ilustrativa)

Além desses, os sapatos apertados podem causar vários outros problemas, como a formação de bolhas e calos, principalmente no calcanhar e nos dedos, fazendo com que você sinta dificuldade em usar qualquer calçado durante alguns dias.

Caso a pessoa insista em continuar a usar os modelos de calçados inadequados, pode haver ainda a formação de neuromas, acentuação e desenvolvimento de joanete, calosidades nas regiões plantares e interdigitais e o surgimento de fascite plantar (esporão de calcâneo). O pé pode até ficar deformado.

As incômodas bolhas são apenas um dos problemas que podem aparecer (Foto Ilustrativa)

E como os pés desempenham funções importantíssimas, como amortecer choques, dar propulsão na marcha e suportar o peso do corpo, entre outras, a falta de cuidados com eles pode resultar em problemas até para outras partes do corpo.

5 dicas para combater as dores nos pés

Entre esses problemas, estão as dores na coluna, má circulação sanguínea, lordose lombar, cãibras nos pés e nas pernas, inflamação no tendão de Aquiles e problemas posturais, entre outros, causados principalmente pelo uso de determinados tipos de sapatos, como os de salto muito alto e bico fino.

Como escolher o sapato adequado

O joanete também está na lista dos problemas causados pelo uso de calçados muito apertados (Foto Ilustrativa)

Para evitar problemas causados por sapatos apertados, você deve tomar alguns cuidados na hora de comprar o calçado. Não deixe de testar, na loja, o sapato que pretende adquirir, verificando se ele é confortável e se sobra algum espaço entre o dedo maior e a ponta do calçado.

Bolhas nos pés: como tratar

Além disso, evite calçados que comprimam a parte mediana dos pés (região dos metatarsos) e não abuse no tempo de utilização do salto alto. No caso de tênis para praticar esportes, escolha o calçado mais indicado para aquela atividade (para a caminhada, por exemplo, o ideal é que o tênis tenha sistema de absorção de impacto).

Top