Medicamento para autismo no SUS é incorporado pelo MS

PUBLICIDADE

O medicamento para autismo no SUS é incorporado pelo MS. O Ministério da Saúde espera distribuir o remédio na rede pública de saúde com o objetivo de controlar as crises dos pacientes autistas.

Medicamento para autismo no SUS é incorporado pelo MS. (Foto: Divulgação)

O autismo é uma doença que afeta 70 milhões de pessoas no mundo, segundo dados da Organização Mundial da Saúde (OMS). No Brasil, estima-se que há 2 milhões de autistas, mas nem todos recebem o tratamento adequado.

Medicamento para autismo no SUS é incorporado pelo MS

O Ministério da Saúde está se empenhando para fornecer o primeiro medicamento para tratar autismo através do Sistema Único de Saúde. O remédio age nos sintomas mais comuns da doença, como agressividade, agitação e irritação.

PUBLICIDADE

A partir do início de 2015, o medicamento para autismo no SUS será incorporado pelo MS. A estimativa lançada pelo Ministério da Saúde é que a iniciativa atenderá 19 mil autistas por ano.

Novo remédio estará disponível no início de 2015. (Foto: Divulgação)

Carlos Gadelha, secretário do Ministério da Saúde, afirmou a incorporação do medicamento para autismo no SUS faz parte de um projeto maior, que visa aumentar a oferta de remédios do Sistema Único de Saúde. Segundo Carlos, o MS tem se preocupado em incorporar novas políticas para melhorar o atendimento aos pacientes. Já foram lançadas 111 novas tecnologias, das quais 70% são remédios.

O remédio para autismo do Ministério da Saúde irá regular os sintomas do paciente, inclusive as reações mais agressivas. O objetivo é, basicamente, torná-lo mais sociável, melhorando o convívio com a família e com as outras pessoas.

Leia mais: Criança com autismo: cuidados, dicas

PUBLICIDADE

O tratamento gratuito para autismo inclui outras ações importantes, como a habilitação e readaptação dos pacientes. Uma equipe multiprofissional, formada por psicólogos, médicos e outros profissionais que trabalham com saúde e educação, é encarregada de ajudar o autista a desenvolver as habilidades cognitivas e a linguagem (oral e escrita). Este tipo de atendimento, que vai muito além da medicação, é uma realidade em 40 mil unidades básicas de saúde no Brasil.

O SUS terá o medicamento para autismo, mas os pacientes que enfrentam um quadro mais grave já contam com outras formas de assistência. Há mais de 100 centros que oferecem reabilitação gratuita aos autistas.

PUBLICIDADE
O remédio promete controlar os sintomas do autismo. (Foto: Divulgação)

Sobre o autismo

O autismo é um tipo de transtorno que se manifesta nos três primeiros anos de vida. As suas causas exatas são desconhecidas, mas sabe-se que a doença afeta as habilidades de socialização e comunicação. Os sintomas do autismo são: brincar de faz de conta, não conseguir manter uma conversa social, não olhar nos olhos das outras pessoas e preferir ficar sozinho.

Se o seu filho ou outra pessoa da família sofre de autismo, então saiba que o tratamento está sendo facilitado pelo Ministério da Saúde. O medicamento para autismo no SUS é incorporado pelo MS e atende principalmente quem não tem condições financeiras de comprar o remédio.

PUBLICIDADE

Leia também:

Comentários fechados

Os comentários desse post foram encerrados.