Criança com autismo: cuidados, dicas

Criança com autismo: cuidados, dicas

Algumas crianças são acometidas por um distúrbio psiquiátrico denominado autismo, que tem como principais características a alteração de relações sociais, resultando em um comportamento…

Por Editorial MDT em 19/06/2012

O autismo resulta em alteração das relações sociais

Algumas crianças são acometidas por um distúrbio psiquiátrico denominado autismo, que tem como principais características a alteração de relações sociais, resultando em um comportamento compulsivo e ritualista. Vale ressaltar que o autismo não é um tipo de retardo mental, mas sim uma alteração de comportamento. Para aprender a lidar melhor com essa entidade, separamos algumas dicas e cuidados que se deve ter com as crianças autistas.

Estimule o pensamento visual da criança

Geralmente crianças autistas possuem a imaginação aguçada. Por isso, uma boa dica é estimular a criatividade do pequeno, principalmente quando for dar alguma explicação. Acompanhe o exemplo:

  • Para explicar a palavra “embaixo” e “ em cima”, utilize um avião de brinquedo e faça os movimentos correspondentes ao significado das palavras. Dessa forma, a criança associará o movimento do avião com as expressões aprendidas.

Evite o uso de instruções em frases longas

 As crianças com autismo tem enorme dificuldade em lembrar sequências muito grandes. Assim, caso você deseja que seu filho siga alguma orientação, escreva as instruções no papel para que ele consiga realizar toda a sequência.

Ser presente na vida da criança pode trazer grandes resultados

Encoraje o pequenino a realizar novas tarefas

Algumas crianças autistas possuem alguns talentos que devem ser incentivados, como por exemplo, realizar desenhos ou serem programadores de computador.

Aprenda a ensinar a criança a falar

Uma boa maneira a ensinar a criança a falar é utilizar alguns sinais simples, realizando uma comunicação simultânea. Outra forma é incentivar a criança a cantar juntamente com uma fita de vídeo e áudio. Com certeza, são dicas que ajudarão a desenvolver bem as habilidades de comunicação.

Leia também: Músicas para ouvir e relaxar.

 Descubra os assuntos que despertam interesse

Em geral, crianças autistas tem fixação por um assunto em especial. Para saber qual o que agrada o pequenino, basta prestar a atenção, para fazer desse tema seu aliado. Isso ajudará a criança autista a ter um comportamento menos restritivo.

 Evite sons altos pela casa

A maioria das crianças com autismo não gostam de sons altos. Por isso, evite deixar o ambiente barulhento. O som alto pode fazer com que seu filho tenha uma reação negativa que, por vezes, pode se tornar agressiva. Assim, o melhor é evitar!

Evite sons altos, pois isso pode irritar as crianças autistas.

O autismo é um distúrbio psiquiátrico e que merece grande atenção. Assim, diante de uma criança que seja portadora dessa entidade, é preciso seguir algumas orientações para evitar que ela fique mais “fechada” em seu mundo. Após conhecer algumas dicas, basta colocá-las em prática e fazer o seu mundo, o de um autista. Vale a pena tentar!

Crianças com autismo já tem alterações cerebrais desde os seis meses de idade. Saiba mais sobre o assunto.

Top