Mecha aberta e mecha fechada: quais as diferenças

Mecha aberta e mecha fechada: quais as diferenças

Incontável é o número de mulheres que decidiu mudar o visual, clareando uma parte de sua cabeleira. As luzes iluminam o rosto, mudando completamente…

Por Editorial MDT em 22/05/2013

Incontável é o número de mulheres que decidiu mudar o visual, clareando uma parte de sua cabeleira. As luzes iluminam o rosto, mudando completamente a aparência. Há tempos, surgem novas técnicas de clareamento, a cada temporada. Mas a forma mais notável de fazer tal mudança é por meio de mechas. Elas caíram no gosto de mulheres com todos os tipos de cabelo. São muitos os estilos: mecha californiana, ombré hair, etc. Agora, a moda entre celebridades (que também está fazendo sucesso, nos salões de beleza do país inteiro) traz duas técnicas que resulta em diferentes efeitos. Entenda quais as diferenças entre mecha aberta e mecha fechada.

Exemplo de mechas abertas em cabelos escuros (Foto: Divulgação)

Mecha aberta

A mecha aberta continua sendo preferência, entre as mulheres. Ela ilumina muito o visual, pois resulta em cores mais claras, que podem ir da raiz às pontas ou a partir do comprimento dos fios. A técnica também é chamada de High light (“luz forte”, em tradução livre). A diferença está no tom dos cabelos e na forma como o clareamento é feito. A mecha aberta é feita sem a separação de uma porção de fios, que se destaca dos demais, fazendo um forte contraste com eles. Neste caso, pode ser usado o papel alumínio ou qualquer outro objeto que separa a mecha, no momento de clareá-la. Mas com a nova técnica, é usado o próprio pente para definir a altura em que as cores claras serão usadas. A raiz dos cabelos fica num tom mais escuro do que o restante. Porém, do comprimento às pontas, o cabelo vai ganhando tons gradativos, que terminam em uma cor mais clara. O interessante é que, no procedimento da mecha aberta, não se percebe exatamente onde começar uma cor e onde ela termina. O resultado é muito natural e harmonioso.

Mechas abertas (Foto: Divulgação)

Mecha fechada

Também chamada Low Light (“luz baixa” ou “fraca”), este procedimento é feito com separadores. Mas as cores utilizadas são contrárias às da mecha aberta. Na mecha fechada, é feito o escurecimento dos cabelos, caso eles sejam claros. Já nos cabelos escuros, pode ser usada uma cor mais clara. A diferença é que percebemos onde ficaram as porções de cabelo tingidas, pois é usado o papel alumínio, no procedimento. Na Low Light em cabelos escuros, é indicado usar apenas um tom abaixo da cor natural, apenas para iluminar um pouco o rosto.

Mechas fechadas, com tons escuros (Foto: Divulgação)

Sejam mechas abertas ou fechadas, é importante lembrar que ambos os procedimentos despigmentam os fios. Por isso, é preciso ter cuidado, em relação à sua hidratação. Quem já tem qualquer outro tipo de química nos cabelos também deve ter cautela. Para não prejudicá-los, procure um profissional e faça uma avaliação, verificando os riscos de se fazer mechas.

Veja sugestões de cores para cabelos escuros:Mechas em cabelos pretos: qual cor usar, como fazer

Confira fotos que inspiram: Fotos de cabelos com luzes e mechas

Top