MEC determina fechamento da Universidade São Marcos

PUBLICIDADE
A determinação do fechamento foi anunciada na noite de quinta-feira, 22 de março (Foto: Divulgação)

O Ministério da Educação (MEC) anunciou na noite do último dia 22 de março, quinta-feira, a decisão de descredenciar, ou seja, o encerrar as atividades da Universidade São Marcos, localizada na cidade de São Paulo, depois de verificar algumas irregularidades na oferta de cursos recorrentes, além de outros fatores que deixam a instituição fora do padrão de qualidade do órgão . Um desses problemas diz respeito ao descumprimento de medidas cautelares impostos pelo próprio MEC, em função do rendimento baixo da instituição nos testes do órgão.

Na nota oficial divulgada por meio do site da universidade, a reitora Maria Aurélia Varella fez a seguinte declaração: ” estamos esperando a publicação oficial da medida e, obviamente, obedeceremos o que for determinado“. Ela contou que ficou sabendo do fechamento da instituição através de um jornalista, que a procurou para maiores esclarecimentos. Em seguida a reitora conferiu o anúncio no portal eletrônico do MEC.

A reitoria da universidade aguarda o anúncio oficial para tomar algumas decisões (Foto: Divulgação)

Cerca de 2 mil universitários devem ser transferidos para outras universidades. A São Marcos tem o prazo de 90 dias para atender todas as solicitações de transferência e dar as orientações necessárias para os estudantes. As documentações acadêmicas também devem ficar prontas nesse período. O MEC alega que os motivos que levaram para a decisão de fechamento da instituição, foram a inviabilidade financeira e desorganização acadêmica e administrativa; as irregularidades que comprometem o funcionamento, além do descumprimento das medidas determinadas pelo ministério em 2011.

PUBLICIDADE
A universidade terá que providenciar a transferência dos universitários em 90 dias (Foto: Divulgação)

De acordo com a nota da reitoria, “não haverá aula na Universidade São Marcos e os documentos necessários à transferência dos alunos serão providenciados por um verdadeiro ‘mutirão’ de funcionários e professores que, mesmo sem receber salário (já que a medida pode ter consequências sobre os pagamentos que seriam efetuados na semana que vem), ajudarão a Secretaria a providenciar tais documentos. Informações sobre descontos, bolsas institucionais e outras serão transmitidas aos alunos, assim que tivermos ciência de como será realizada a transferência“.

Leia também:

Comentários fechados

Os comentários desse post foram encerrados.