MEC aprova abertura de 9 cursos de Medicina

O MEC (Ministério da Educação) aprovou a abertura de nove cursos de Medicina, com um total de 800 vagas anuais, em universidades privadas de…

As regiões Norte e Nordeste terão prioridade e vão ganhar 1.085 vagas novas em federais.

O MEC (Ministério da Educação) aprovou a abertura de nove cursos de Medicina, com um total de 800 vagas anuais, em universidades privadas de Ensino Superior. A deliberação foi divulgada no Diário Oficial da União desta quarta-feira. O Estado que mais aumentará a oferta é Minas Gerais, com 240 novas vagas. São Paulo aparece em segundo lugar com 220.

As universidades que receberam aprovação para lançar novos cursos fazem parte da ampliação divulgada ontem pelo MEC, que deseja abrir novas vagas de Medicina em universidades particulares e federais do segundo semestre de 2012 até 2013. As demais 1.615 vagas são todas em universidades federais que vão abrir cursos novos ou aumentar o número de alunos.

Haverá um aumento de 355 vagas em cursos já abertos nas universidades federais, e as 21 instituições que ainda não oferecem graduação em Medicina passarão a fazê-lo. Serão disponibilizadas 1.260 vagas. As regiões Norte e Nordeste terão prioridade e vão ganhar 1.085 vagas novas em federais.

O CFM (Conselho Federal de Medicina) publicou nota censurando a medida noticiada pelo MEC, para ampliar as vagas em cursos de medicina do País. Para o instituto, não faltam médicos no Brasil e as estratégias poderão colocar em risco a condição da formação médica. “A abertura de novas escolas ou o aumento no número de vagas nas existentes é uma atitude desprovida de conteúdo prático e de bom senso”, diz o texto.

Veja as instituições particulares autorizadas a abrir cursos de Medicina:

– Universidade Salvador, campus Salvador (BA): 100 vagas;
– Faculdade Santa Maria, campus Cajazeiras (PB): 60 vagas;
– Centro Universitário Maurício de Nassau, campus Recife (PE): 120 vagas;
– Pontifícia Universidade Católica do Paraná, campus Londrina (PR): 60 vagas;
– Faculdade de Minas BH, campus Belo Horizonte (MG): 120 vagas;
– Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais, campus Betim (MG): 120 vagas;
– Faculdade Ceres, campus São José do Rio Preto (SP): 80 vagas;
– União das Faculdades dos Grandes Lagos, campus São José do Rio Preto (SP): 80 vagas;
– Centro Universitário de Votuporanga, campus Votuporanga (SP): 60 vagas.

Continuar Lendo  FGV MBA SP

Top