Comprar carro em leilões: cuidados

Algumas pessoas gostam de comprar carros por meio de leilões, porém, alguns cuidados são necessários, para evitar comprar um automóvel com problemas de documentação…

Veja se o valor do carro compensa no leilão (Foto: Divulgação)

Algumas pessoas gostam de comprar carros por meio de leilões, porém, alguns cuidados são necessários, para evitar comprar um automóvel com problemas de documentação ou até mesmo mecânico. Geralmente, quando o proprietário não tem dinheiro para pagar o financiamento, a instituição financeira recolhe o veículo e o coloca para leilão. Muitos estão em excelentes condições, semi-novos.

O atrativo desse tipo de negócio é o preço, que na maioria das vezes acaba sendo bem abaixo do que o mercado pratica. Mas é preciso ter o dinheiro à vista, para efetuar o pagamento assim que o negócio é fechado. Quando o leilão é iniciado a pessoa não pode testar antes do lance, por isso aposte que o automóvel possui algum reparo a se fazer, para evitar custos que saiam do orçamento.

Confira os carros antes de dar um lance (Foto: Divulgação)

Se possível, vá até o local que faz esse tipo de procedimento de venda e veja todos os carros disponíveis. Entre neles, faça teste de motor, e liste as opções que te agradam. No dia do leilão você ficará sabendo o lance inicial e poderá tentar vencer a disputa. Esse tipo de atitude te ajuda a não comprar um automóvel ruim. Porém, lembre-se que nem todos os locais permitem testes.

Preste atenção em informações que são fornecidas no dia em que o veículo será leiloado, como por exemplo, as multas e procedimentos a serem feitos para liberação da documentação do carro. Pois,  compra o item com todos os problemas herdados do antigo dono, tanto de conservação, quanto de documentação. Quando trata-se de automóveis apreendidos por meio de mandado judicial, pode ser que ele tenha uma restrição que proíbe sua venda por um determinado período. Fique atento para não ter problemas com essas particularidades.

Se possível, teste os carros antes do leilão (Foto: Divulgação)

Não é porque o veículo está sendo leiloado que o valor compensa para o seu bolso.  Pois só vale a pena participar do leilão se houver compensação financeira, já que a maioria dos locais, se não todos, que ofertam produtos desse jeito, não trabalham com garantias em caso de problemas mecânicos. Fique atento para não comprar gato por lebre.

Leia Também:  As músicas mais tocadas nas rádios brasileiras em 2013

Top