Matrícula Fácil – Como Funciona

Para facilitar a vida dos estudantes e principalmente dos seus pais, que anteriormente tinham que enfrentar muita fila e ter paciência para garantir a…

Para facilitar a vida dos estudantes e principalmente dos seus pais, que anteriormente tinham que enfrentar muita fila e ter paciência para garantir a matrícula dos seus filhos nas escolas da rede pública estadual do Rio de Janeiro, foi lançado o programa Matrícula Fácil, criado pelo Governo do Estado.

O Matrícula Fácil 2018 facilita a vida das pessoas (Foto: Divulgação)

Como funciona o Matrícula Fácil 2018

O programa funciona assim: através do site Matrícula Fácil RJ, os interessados fazem a pré-matrícula, sendo necessário informar dados como nome completo, identidade, CPF próprio (caso possua) e do responsável, data de nascimento, endereço, telefone, rede escolar de origem, série pretendida e naturalidade, entre outros.

O candidato deve indicar pelo menos duas escolas em ordem de preferência, além de escolher o turno desejado (manhã, tarde ou noite). É preciso ter cuidado para escolher, pois não é possível fazer alterações depois que o cadastro estiver encerrado. Entre os critérios de seleção estão preferência para portadores de deficiência, proximidade da residência e crianças e adolescentes de até 18 anos incompletos.

É importante confirmar a matrícula para não perder a oportunidade (Foto: Divulgação)

Confirmação da Matrícula

Posteriormente, os selecionados serão chamados para confirmarem a matrícula na instituição definida pela Secretaria Estadual de Educação, devendo comparecer ao local levando os documentos pedidos: originais da identidade, certidão de nascimento ou casamento e CPF do aluno (se tiver); histórico escolar ou declaração da última escola em que estudou (original); identidade e CPF do responsável (originais e cópias), no caso dos menores de 18 anos; laudo comprovando deficiências declaradas (se for o caso); e comprovante de residência.

É importante ficar atento ao prazo de inscrição no Matrícula Fácil para não perder (Foto: Divulgação)

Prazo para inscrições

É muito importante ficar atento aos prazos para fazer a inscrição no Matrícula Fácil Rio de Janeiro 2018. A data de inscrição para a primeira fase começa dia 31 de outubro e se estende até o mês de dezembro, dia 4 para ser mais precisa. Depois tem a segunda fase que é destinada a alunos que não conseguiram uma vaga na primeira fase ou que não confirmaram a matrícula. O resultado será divulgado no dia 22 de dezembro de 2017. As inscrições normalmente ocorrem no mês de janeiro, portanto fique atento, pois as inscrições para 2018 estão perto.

Terminada essa nova etapa, os estudantes deverão comparecer às futuras escolas onde irão estudar para confirmarem o seu ingresso. Eles serão recebidos entre os dias 1º e 3 de fevereiro.

Para maiores informações acesse o site do Matrícula Fácil e tire suas dúvidas (Foto: Divulgação)

Maiores informações

Se você estiver interessado em buscar maiores informações a respeito do Matrícula Fácil, basta acessar a seção “Tire suas dúvidas” no site do programa ou então ligar para a Central de Atendimento da Secretaria de Educação do Rio de Janeiro, que atende através do telefone (21) 2333-4180.

O setor funciona de segunda às sexta-feira, entre as 8 horas e 20 horas. Não deixe passar a data da inscrição, ou você poderá perder a oportunidade de se matricular em uma das escolas da rede pública de Ensino do Rio de Janeiro.

Top