Aprenda a fazer uma boa dissertação

Para se sair bem no vestibular, Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) ou em qualquer processo seletivo que possua avaliação de conhecimentos é necessário…

Toda dissertação deve ter começo, meio e fim (Foto: Divulgação)

Para se sair bem no vestibular, Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) ou em qualquer processo seletivo que possua avaliação de conhecimentos é necessário dominar as técnicas para a realização de uma boa dissertação, afinal, essa modalidade de texto é a mais utilizada durante uma seleção, seja para contratar um funcionário ou para avaliar um estudante que concorre a uma vaga na universidade. Por isso, além de ter domínio nas regras da língua portuguesa, algumas dicas são fundamentais para escrever uma boa dissertação.

A estrutura da dissertação baseia-se em começo,  realizado com uma introdução sobre o tema que será trabalhado no decorrer do texto; meio, que é a parte em que o autor desenvolve o assunto e expõe a problemática; e por fim a conclusão, que é fase da dissertação em que o pensamento é concluído com uma alternativa para o problema apresentado ou com um desfecho para os argumentos descritos no decorrer do texto. A dissertação é um texto opinativo, porém nunca use os termos “eu acho”, “eu penso”, ou seja, sempre use verbos em terceira pessoa.

Estude a língua portuguesa para redigir uma boa dissertação (Foto: Divulgação)

Uma dissertação bem escrita utiliza a linguagem formal da língua, portanto, gírias e termos muitos comuns na linguagem oral,  não se enquadram na forma culta da língua e devem ser excluídos da dissertação. Exemplos de termos que devem ser extintos de uma dissertação são: o bofe lá, tá boa, tampá o sol com a peneira, isso está cheirando mal, ninguém merece, sem noção, camarada, entre outros termos.

Nem pense em usar sentidos figurados, pois como a dissertação deve expressar sua opinião, usar termos que podem confundir o leitor não é aconselhável. Isso porque a pessoa que faz a correção pode achar que seu texto está com termos com sentido ambíguo, e por isso tire pontos da sua dissertação. Use as palavras de acordo com o termo aplicado pelo dicionário.

Use as palavras com o sentido empregado pelo dicionário (Foto: Divulgação)

Na minha opinião, eu acho, em meus pensamentos, no meu ponto de vista, são termos terminantemente proibidos em uma dissertação. Isso porque essas colocações são redundantes, pois a modalidade de texto reflete justamente a sua opinião sobre determinado assunto, sendo desnecessário reforçar isso com esses termos. A redação também deve ser composta por parágrafos curtos. Não fale a mesma coisa com palavras diferentes e lembre-se de colocar ponto final sempre que uma ideia for finalizada.

Continuar Lendo  Inscrições SISU 2012 - Lista de espera

Agora que você já sabe como estruturar uma boa dissertação não precisa mais aumentar a letra para que o mínimo de linhas seja preenchido. Para que o texto fique coerente é só imaginar como convencer o leitor sobre a sua tese à respeito do tema. Isso será possível usando bons argumentos, baseados em autoridades no assunto, no senso comum, em pesquisas realizadas sobre o tema, entre outros. Seja firme no seu posicionamento e não argumente utilizando informações imprecisas ou das quais você não tem certeza da autenticidade.

Uma dissertação com uma boa estrutura (começo, meio e fim), bons argumentos, de acordo com a norma culta e apoiada nas regras gramaticais da língua, certamente será uma boa redação.

Top