Como estudar atualidades: dicas

Quem está em ritmo de preparação para os vestibulares e também para as provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) deve estudar bastante…

Quem está em ritmo de preparação para os vestibulares e também para as provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) deve estudar bastante e ficar atento a todas as matérias que irão cair nos testes, não só em relação aos temas da sua área específica e às disciplinas que sempre são cobradas, mas também às atualidades.

Temas atuais sempre são cobrados em todos os tipos de processos seletivos. Daí vem a importância de ficar bem informado (Foto: Divulgação)

Estudar atualidades é muito importante também para as pessoas que estão em busca de vagas de emprego no setor público, se preparando para diversos tipos de concursos, que independentemente da área pretendida, sempre contam com questões sobre temas atuais nos processos seletivos.

Anote: Concurso público – dicas para passar na prova

Além de contribuir para um melhor desempenho nas provas do Enem, de vestibulares e de concursos públicos, ficar informado sobre os últimos acontecimentos e as notícias mais atuais sobre política, economia, esportes e assuntos gerais, entre outros temas, é essencial até mesmo para bater papo com os amigos.

Para guardar o conteúdo estudado: Dicas de memorização para estudar

Confira algumas dicas para estar por dentro de tudo o que acontece no Brasil e no mundo.

Leia mais jornais e revistas

Dedique um tempo diário à leitura de jornais e revistas de circulação nacional (Foto: Divulgação)

Para ficar por dentro das notícias e dos temas mais atuais é fundamental ler jornais e revistas. Como o número de publicações é muito grande e o tempo para ler geralmente é mais corrido, você pode dar preferência para os jornais e revistas de circulação nacional, que trazem notícias de todo o país e também do exterior, além de bons textos de colunistas.

Continuar Lendo  Promoção Desafio Claro, Participar

Em alguns casos, não será nem preciso ir até as bancas, já que boa parte dos jornais e revistas disponibiliza o conteúdo da versão impressa na íntegra (ou parte dele) em seus sites. Dessa forma, você pode acessá-los diariamente, conferindo as notícias mais relevantes.

Assista aos telejornais

Ficar de olho nos telejornais também é importante para estar por dentro das novidades (Foto: Divulgação)

Separe um tempo para assistir pelo menos um telejornal por dia, dando preferência àqueles que trazem conteúdos de nível nacional e internacional. Se você não tiver tempo para essa tarefa, outra boa dica é escutar as rádios de notícias enquanto está indo ou voltando do trabalho, o que pode ser feito até mesmo no seu celular, já que a maioria dos aparelhos conta com rádio FM integrado.

À medida que tiver acesso às notícias, anote aquelas que achar mais relevantes e dê uma repassada nelas sempre que achar necessário.

Atualidades que podem ser cobradas nas provas do 2º semestre de 2012

O julgamento do mensalão é uma das atualidades que podem ser cobradas nos próximos vestibulares, Enem e concursos públicos (Foto: Divulgação)

Se você vai participar de algum processo seletivo no final de 2012, não deixe de estudar temas de atualidades como:

Julgamento do mensalão

– Revoluções no mundo árabe

– Crise econômica que afeta à Europa

Eleições 2012 

– Eleição nos EUA

– Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável (Rio+20)

– Suspensão do Paraguai no Mercosul

– Cotas raciais

– Eleições na Venezuela

– Eventos esportivos que serão realizados no Brasil nos próximos anos

Continuar Lendo  Dicas de temas de atualidade para Enem 2012

Veja mais Dicas de temas de atualidade, Enem 2012

Top