Revestimento sustentável: produtos, vantagens

PUBLICIDADE

Vai construir ou reformar sua casa ou apartamento? Escolha materiais sustentáveis para pisos e paredes, deixe sua residência mais bonita e contribua com o meio ambiente. O conceito de reforma verde já chegou às casas e promete ser uma tendência, uma vez que, os produtos sustentáveis também apresentam qualidade e beleza.

Exemplo de revestimento de parede feito com bambu (Foto: divulgação)

Além da preservação do meio ambiente, uma das grandes vantagens do revestimento sustentável é ser produzido sem substâncias tóxicas, que poderiam interferir no ar de dentro da construção.

Os produtos podem ser feitos de modo artesanal ou industrial e o que define se é ou não sustentável é o uso de matéria prima reciclada ou renovável na fabricação; baixo consumo de água e energia no processamento; ausência de compostos orgânicos voláteis (COVs); e reutilização. Os revestimentos também precisam possuir um selo de qualidade como o Sustentax, GreenGuard e FSC.

PUBLICIDADE
Diversos materiais podem ser utilizados na fabricação dos pisos e revestimentos (Foto: divulgação)

Nas paredes, painéis feitos com cortiça, bambu, casca de coco e resina de óleo vegetal podem ser aplicados e o preço não difere muito do que é praticado na venda de revestimentos comuns. A baixa produção de resíduos durante o manejo e instalação dos materiais também é levada em consideração na hora de taxá-los como sustentáveis, por isso, na hora da aplicação, os revestimentos são postos em cima dos já existentes – em reformas – para diminuir a geração de lixo ou entulho.

Piso fabricado com chapas de fibras de madeira vinda de reflorestamento (Foto: divulgação)

Entre os benefícios de utilizar o revestimento sustentável estão a instalação mais rápida e sem sujeira (há produtos que dispensam até mesmo o uso de cola, com um sistema de encaixe específico), a resistência, durabilidade e menos dificuldade na hora de limpar ou realizar a manutenção. Além de ser uma solução ecológica para sua casa e para o planeta, esses revestimentos dão um ótimo acabamento às obras e deixam o local mais elegante.

Leia mais sobre construção:  Revestimento para banheiro: pastilha, azulejo, qual escolher

                                                                     Revestimento de fachada residencial: como escolher, dicas

Leia também:

Comentários fechados

Os comentários desse post foram encerrados.