Saiba Como Tornar seu Dia Sustentável

Com pequenas atitudes você, sem grandes esforços, pode tornar o seu dia-a-dia sustentável, contribuindo assim para a preservação do meio ambiente. A maioria tem…

Com pequenas atitudes você, sem grandes esforços, pode tornar o seu dia-a-dia sustentável, contribuindo assim para a preservação do meio ambiente. A maioria tem costumes feios e que parecem difíceis de ser mudados. Jogar lixo no chão, não separar o lixo, gastar água sem necessidade e assim por diante. Se você se reeducar em relação ao meio ambiente, pode ter certeza que já fará uma grande diferença para a sociedade. É por isso que o assunto “sustentabilidade” já vem sendo debatido nas escolas. As crianças, desde muito jovens, já começam a entender a importância de cuidar da comunidade, da natureza de todo o meio ambiente.

Confira algumas medidas de como deixar o dia sustentável. Perceba que são iniciativas simples, mas que podem ajudar e muito. Comece cortando os vícios, como por exemplo, jogar lixo na rua. Se for mulher, guarde num cantinho da bolsa até encontrar uma lixeira. Não custa nada e com certeza não vai sujar sua bolsa. Para os homens ou para quem anda sem bolsa, carregue na mão mesmo ou ainda nos bolsos. Mais cedo ou mais tarde você acaba encontrando um lugar ideal para dispensar aquele lixo, mesmo que seja na lixeira de casa. O lixo nas ruas causa enchentes, além de deixar a cidade com um aspecto feio, sujo.

Dentro de casa você também pode fazer a diferença. A separação do lixo, por exemplo, deve ser algo essencial e indispensável. Separa os lixos recicláveis dos orgânicos. Toda embalagem que pode ser reutilizada de alguma forma vem com o símbolo da reciclagem, facilitando ainda mais essa sua separação. Para ficar ainda melhor, é possível separar por tipo de produto, como plástico, papel, vidro, alumínio e assim por diante. Se na sua rua não passa uma coleta seletiva, leve o lixo reciclável para um local adequado. Em cada cidade há um local especificado para trabalhar e receber os materiais desse tipo.

Leia Também:  Sustentabilidade: aprenda a ser um consumidor sustentável

Muitos pesquisam sobre como ajudar na sustentabilidade, mas na verdade não é difícil. Outro detalhe é a água, tão precioso item para nossa sobrevivência. A água potável ainda está em abundancia em alguns estados brasileiros, mas em outros já está em falta, assim como em outros países pelo mundo. Num futuro não muito distante, essa pode ser uma realidade totalmente mundial. Por esse motivo é tão importante economizar água. Não escove os dentes com a torneira aberta, não se demore nos banhos, não lave as calçadas e quintais com mangueiras e sim com baldes, e assim por diante. São dicas que escutamos diariamente, mas muitos tem preguiça de seguir.

Essas pequenas dicas para ser sustentável estão presentes em todos os cantos, seja na TV, nos jornais, na internet e em qualquer outro tipo de mídia. A sustentabilidade é um assunto muito debatido atualmente e que deve ganhar toda a atenção. Crescer sem prejudicar o meio ambiente é poupar o planeta e garantir a sobrevivência da nossa espécie. Pense nisso e comece a ser sustentável. Não é difícil e não custa nada!

 

 

 

 

 

Top