Entenda a importância da matemática e estatística dentro do marketing digital

Wagner Santos 29/07/2021 Notícias

Quantas pessoas trabalham na sua equipe de marketing digital? Os times de marketing e vendas de cada empresa variam de acordo com o tamanho da companhia. Nas micro e pequenas empresas, geralmente são poucos profissionais que exercem essa importante função. Nas organizações maiores, a equipe de marketing tem se tornado cada vez maior e mais interdisciplinar.

Pela importância do setor, essa diversidade de profissionais se torna necessária. Quanto mais áreas do conhecimento dentro do grupo, maior a chance de ter uma boa equipe desempenhando os papéis. Existem especialistas na comunicação, como os designers, redatores e responsáveis pelo audiovisual, especialistas em vendas, como os analistas de atendimento e de marca, e os especialistas na parte digital.

Esses últimos, geralmente são profissionais formados em áreas como a engenharia e a tecnologia. Eles são os responsáveis pela parte mais técnica e analítica no marketing digital. Por isso, são pessoas com conhecimento em matemática e estatística, conteúdos essenciais para o bom desempenho nos resultados da equipe e da empresa em geral.

Os cálculos matemáticos de audiência, as estatísticas dos resultados, as análises de métricas, o uso de dados e a elaboração de planilhas e apresentações gráficas. Essas são algumas das principais funções dos profissionais que provam que, sim, a matemática é importante para o marketing digital.

Por que a matemática é importante no Marketing Digital?

Se você ainda está desconfiado, vamos te apresentar agora algumas das utilidades da matemática, dos cálculos e da estatística no marketing digital. Você vai perceber que os números estão presentes dentro de alguns conceitos básicos dessa área, como público-alvo, persona, tráfego e SEO.

Veja a seguir 5 razões que mostram a importância da matemática nos negócios:

1. Conhecer o mercado e o consumidor

Antes de começar a desenvolver qualquer produto ou serviço, é preciso conhecer quem é o público a quem se quer vender. Para isso, são necessárias muitas análises para definir quem é o público-alvo e como esse grupo de consumidores age para comprar.

Fazer isso não é simplesmente uma pesquisa de consumo perguntando às pessoas o que elas gostam. No marketing digital, é muito importante entender como esse público age para consumir através das plataformas da internet. Assim, é necessário muitos estudos de dados, tabelas e planilhas para traçar estratégias de produto, comunicação e vendas para esse público-alvo.

2. Criar uma persona para ser o alvo das campanhas

Não é só de público-alvo que o marketing vive. É fundamental saber exatamente com quem se fala para fazer campanhas mais certeiras, direcionadas a um perfil generalista de consumo. Por isso, as empresas criam “personas” que representam quem são os consumidores.

Criar uma persona também é um processo que exige inteligência de dados, já que é necessário uma análise aprofundada para descobrir quais são as principais características do consumidor e como eles agem na hora de comprar pela internet. Desenhar esses perfis é uma forma de criar um tom de voz específico que fale diretamente com a persona, que representa um todo dos consumidores.

3. Análise de métricas e resultados de anúncio

As empresas de marketing digital possuem um grande orçamento dedicado para realizar anúncios nas redes sociais. Todo esse dinheiro precisa ser bem encaminhado. Por isso, há diversas métricas no marketing que calculam os resultados de anúncios online. Taxas de clique, custo por cada visita, número de visualizações e conversão são algumas das métricas importantes.

É necessário também estar atento ao tráfego. Analisar o desempenho do tráfego orgânico ou pago em páginas de conteúdo ou vendas é uma forma de começar a planejar campanhas para melhorar os índices, seja de tráfego ou de conversão para a compra.

5. Calcular retorno de investimentos

Se você já trabalhou com vendas alguma vez na vida, já deve ter escutado a expressão ROI, que significa “Return over Investment”, ou “Retorno sobre Investimento”, na tradução para o português. O cálculo do ROI tem uma fórmula específica, e é muito importante para entender se alguma campanha tem dado resultado, ou não.

A fórmula usada para cálculo do ROI geralmente é: (Faturamento – Investimento) / Investimento. Por exemplo: uma empresa faturou 10 mil reais em uma campanha que investiu 2 mil. Entenda a conta para mostrar que o ROI foi de 4 vezes o valor investido.

ROI = (10 mil – 2 mil) / 2 mil.

ROI = 8 mil / 2 mil

ROI = 4.

6. Pesquisar tendências de pesquisa e consumo

Praticamente tudo em torno do marketing digital gira ao redor das buscas na internet. Por isso, o SEO (Search Engine Optimization) é tão fundamental para os resultados. Traduzindo o termo para “otimização para motores de busca”, é possível entender o motivo. O SEO é a técnica que define como um conteúdo digital deve ser construído seguindo as “normas” de plataformas, como o Google.

Criar uma estratégia de SEO exige uma boa pesquisa de tendências de pesquisa dos usuários nesses motores de busca. Assim, analistas de SEO costumam levantar diversas palavras-chave que tenham alguma relação com o produto da empresa. Essas buscas, geralmente, mostram o que os consumidores desejam. Por isso, muito do conteúdo do marketing digital é desenhado em volta de uma estratégia de SEO.

Gosto de matemática, como fazer para trabalhar com marketing digital?

matemática e estatística dentro do marketing digital

Se você não tem problema com disciplinas como matemática, física e química na escola, pode aproveitar e seguir alguma carreira das Ciências Exatas que se relacione com o marketing digital. Como uma equipe hoje em dia é bastante interdisciplinar, não vai faltar espaço para quem é da área de exatas no marketing.

Se é o seu caso, aproveite para conhecer algumas profissões que estão em alta no mercado do marketing digital e vão envolver assuntos como matemática e estatística no dia a dia.

Programador

Saber mexer com programação é, cada vez mais, uma muito importante para o mercado de trabalho. A profissão é uma das que mais está em alta no Brasil por diversos fatores. Entre eles, podemos citar flexibilidade, boa remuneração e grande demanda no mercado de trabalho – é praticamente impossível encontrar um programador que não esteja empregado.

Também conhecidos como desenvolvedores, são eles que ficarão responsáveis pela programação das páginas de produto que a empresa usa para vendas. Seu papel é fundamental para a visibilidade do site e das campanhas de marketing na internet.

Cientista de Dados

No marketing digital, o cientista de dados tem a importante função de trabalhar com a inteligência de mercado para diversos meios. Os especialistas em dados vão analisar números de campanhas, de tráfego, de audiência, entre outros, para ajudar a equipe a montar estratégias para as campanhas e vendas.

Esse profissional também estará responsável pela apresentação de resultados das campanhas e das vendas. Uma de suas funções é transformar bancos de dados enormes em gráficos visuais, por exemplo, que facilitam o entendimento dos resultados. Consequência disso é o desenvolvimento de novas estratégias.

Analista de SEO 

Os analistas de SEO de uma equipe de marketing digital sempre vão executar tarefas que envolvam bancos de dados, planilhas e tabelas. Muitas vezes são cargos ocupados por engenheiros, que conseguem lidar com essas responsabilidades analíticas usando conhecimentos adquiridos durante a formação.

Esses profissionais são responsáveis por fazer o planejamento e monitoramento de ações, baseada nas tendências de pesquisa em ferramentas de busca, como o Google.

Segundo Lucas Ferraz, especialista em SEO, o universo do marketing digital é muito amplo, e não fica restrito a essas profissões. Se você tem interesse em começar uma carreira dentro dessa área, busque aquilo que você acha que faça sentido para você. Ao encontrar algo que bata com o seu perfil, a chance de dar certo na profissão é ainda maior!

Outros artigos

UFPR cursos de idiomas gratuitos 2016

20/11/2015

UFPR cursos de idiomas gratuitos 2016

Saiba mais sobre a UFPR cursos de idiomas gratuitos 2016. A Universidade Federal do Paraná está recebendo inscrições para o seu centro de línguas. Essa pode ser uma ...