Massagem Shiatsu Facial – como fazer

A massagem Shiatsu Facial é uma técnica que tem se popularizado entre as pessoas, com a promessa de exercitar o rosto e executar uma…

O shiatsu facial é uma técnica que faz bem para a estética e para a saúde.

A massagem Shiatsu Facial é uma técnica que tem se popularizado entre as pessoas, com a promessa de exercitar o rosto e executar uma espécie de drenagem. Já está comprovado que o procedimento acelera recuperação da cirurgia plástica, relaxa e contribui com o bem-estar.

O shiatsu, técnica de origem japonesa, tem mostrado resultados positivos nos tratamentos que visam o rejuvenescimento facial. A massagem que coloca em prática os conceitos da Medicina Oriental melhora a circulação sanguínea do rosto, tonifica a musculatura e reduz a retenção de líquido.

Apesar de ser uma prática relativamente recente no Brasil, o shiatsu é um método antigo que se baseou nos conhecimentos chineses e foi aprimorado no Japão. Esta massagem facial leva em conta o conceito que a China tem sobre estética, isto é, que não existe beleza externa sem uma harmonia interna. As próprias expressões faciais são capazes de denunciar possíveis problemas com o organismo.

Veja também: Shiatsu capilar: como funciona

Os movimentos relaxam e tonificam a musculatura do rosto.

Além de todos os benefícios estéticos, o shiatsu facial também contribui com a saúde humana. A técnica pode ser usada para auxiliar o tratamento de quem sofre com enxaqueca, sinusite, paralisia facial e crises alérgicas.

Os profissionais especializados no método alertam que os benefícios da massagem só poderão ser sentidos realmente se o indivíduo adota hábitos saudáveis de vida, como uma alimentação balanceada e boa postura durante o sono.

Interpretando as marcas faciais

As marcas presentes no rosto são capazes de indicar as condições de saúde do indivíduo e até mesmo os conflitos emocionais que ele pode estar vivendo. De acordo com a interpretação da medicina oriental, as marcas de expressão entre os olhos denunciam uma desarmonia na parte de fígado e vesícula. Já as bolsas embaixo dos olhos estão relacionadas ao rim e ao baço.

Leia Também:  Chiclete: benefícios, mitos e verdades

Como fazer shiatsu no rosto?

A massagem trabalha principalmente os pontos de tensão.

Confira o passo a passo do shiatsu facial e aprenda como fazer esta massagem relaxante:

1. Faça o alongamento da musculatura do rosto, depois repita o mesmo processo com a área peitoral e cervical. Este primeiro trabalho é de relaxamento e procura acabar com a tensão da musculatura;

2. A próxima etapa da técnica é a drenagem, que ajuda a liberar os líquidos através das ninfas. No entanto, este procedimento não é recomendado no caso da pessoa estar com febre, inflamação, cicatriz recente ou queimadura;

3. A massagem deve continuar partindo da kiron facial, uma técnica que consiste em leves pressões nas áreas que acumulam tensão, como ombro, colo e cabeça;

4. O passo seguinte da passagem é o arrastamento muscular para fazer um tipo de troca de energia.

Quer aprender Shiatsu? Confira: Curso de shiatsu gratuito

 

Top