Cadeira de rodas motorizada gratuita: saiba mais

No dia 7 deste mês, o Ministério da Saúde anunciou novas ações para beneficiar os brasileiros. Entre os investimentos, vale ressaltar os seis novos…

Por Isabella Moretti em 15/05/2013

No dia 7 deste mês, o Ministério da Saúde anunciou novas ações para beneficiar os brasileiros. Entre os investimentos, vale ressaltar os seis novos tipos de cadeiras de rodas que serão incorporadas ao SUS (Sistema Único de Saúde).

O SUS quer melhorar a qualidade de vida dos cadeirantes. (Foto:Divulgação)

Saiba mais: SUS dará cadeira de rodas motorizada para pessoas com deficiência

O investimento do Ministério da Saúde em iniciativas para beneficiar os deficientes é de R$ 205,2 milhões para atender 944 mil pessoas ao ano.

A distribuição de cadeiras de rodas pelo SUS espera beneficiar principalmente os deficientes que ficam restritos ao leito porque não conseguem utilizar a cadeira de rodas manual. Com o novo equipamento, eles poderão resgatar a autonomia da locomoção e desfrutar de uma vida mais confortável.

Cadeira de rodas motorizada gratuita pelo SUS

Entre as novas cadeiras de rodas do SUS, que estarão disponíveis dentro de seis meses, vale ressaltar o modelo motorizado. O equipamento é moderno e assegura facilidades na locomoção do deficiente. A pessoa terá mais independência e conforto.

A nova cadeira de rodas do SUS é equipada com motor elétrico e pode ser movida através de um controle remoto, comandado pelo queixo ou boca. Além deste modelo de alta tecnologia, o Ministério da Saúde também está apostando na cadeira monobloco, que tem a vantagem de ser mais leve e facilitar a execução de manobras.

Em breve, o sistema de saúde vai iniciar a distribuição de cadeiras de rodas motorizadas gratuitas. (Foto:Divulgação)

Como conseguir a cadeira de rodas motorizada gratuita?

A cadeira de rodas motorizada do SUS só poderá ser indicada após uma avaliação completa do deficiente físico, feita por profissionais capacitados. O Ministério da Saúde dará preferência às pessoas que, por algum motivo, não conseguem se locomover com a cadeira de rodas manual.

Para obter a cadeira de rodas motorizada gratuita, é necessário providenciar determinados documentos que comprovem a indicação, como relatório clínico, avaliação física, treinamento, avaliação do ambiente e avaliação cognitiva. Dados do usuário e outras informações pertinentes também serão solicitados.

O processo para adquirir uma cadeira de rodas motorizada será burocrático. (Foto:Divulgação)

A contemplação do deficiente físico com uma cadeira de rodas motorizada dependerá da Autorização de Procedimentos Ambulatoriais de Alta Complexidade/Custo – APAC ÚNICA. A liberação do equipamento com tecnologia avançada dependerá da emissão de um laudo.

O fornecimento gratuito de cadeiras motorizadas espera contemplar principalmente os deficientes de baixa renda, ou seja, aqueles que não possuem condições financeiras para comprar o equipamento. Dependendo do modelo, uma cadeira de rodas motorizada pode custar de 2 a 15 mil reais.

Para mais informações sobre as cadeiras de roda do SUS, acesse o arquivo em PDF do Portal da Saúde.

Veja também: Cadeira de rodas freedom: modelos

Top