Marketing na área de turismo: entenda quais pontos levar em conta

Wagner Santos 08/09/2021 Marketing

O marketing na área de turismo é um pouco mais delicado que os demais. Afinal, a concorrência é grande, por isso devemos ter cuidado redobrado na hora das campanhas.

Em resumo, o Brasil é um país muito rico no que tange às belezas naturais. Ou seja, quando o turista procura por um destino nacional, ele é bombardeado por centenas de opções atraentes.

Para se sobressair, você precisa entender que os turistas, ainda mais os da nova geração, querem experiências – e eles não vão regular a quantia gasta para isso, desde que a experiência seja maravilhosa.

Neste conteúdo, vamos levantar alguns pontos importantes sobre marketing turístico. Com certeza seu negócio vai se beneficiar muito dessas informações!

O marketing na área de turismo deve focar em experiências

marketing na area de turismo

Houve um tempo em que as pessoas viajavam somente para conhecer novos lugares. Dessa forma, a localização e as atrações turísticas ditavam o mercado – e o marketing, naturalmente.

Todavia, devido ao acesso ilimitado a informações, e às tecnologias que temos à disposição, viajar apenas para ver coisas novas está se tornando obsoleto, mas ainda tem peso.

O que os clientes querem, na maioria das vezes, é uma experiência. Mas não é qualquer experiência: eles querem que a viagem impacte em suas vidas, da melhor forma possível.

Só para exemplificar, alguns turistas da nova geração preferem ficar em uma comunidade indígena ao invés de um hotel requintado. Essa troca de saberes, esse contato com a terra e a colisão de visões de mundo é muito apreciada.

Então, pense em experiências como as coisas que o turista não pode entrar em contato no dia a dia. 

Faz parte da experiência, aliás, viajar com segurança. É por isso que trabalhar com seguro-viagem é fundamental. Veja o site para mais informações.

As imagens tendem a chamar muita atenção

Que as palavras valem mais que textos escritos é bastante difundido. No entanto, elas têm especial importância quando falamos em marketing na área de turismo, pois conseguem passar sensações com facilidade.

Esta seção tem tudo a ver com a anterior: você precisa explorar as experiências que seu negócio pode fornecer aos turistas, da forma mais clara e simples possível. 

Existe um meio de comunicação mais poderoso que a imagem para satisfazer isso? Embora tenhamos os vídeos, eles ainda perdem para as imagens em alguns aspectos – é por isso que todo mundo do ramo de turismo usa e abusa das fotografias.

Aponte os diferenciais de seu negócio

Como foi dito na introdução, ao pesquisar no Google o turista é bombardeado por centenas de opções sobre viagens. Por que ele escolheria você, ao invés das outras opções? Isso é chamado de diferencial.

Um dos problemas disso é você não saber os diferenciais do seu negócio. Porém, você pode conseguir essa informação através de seus clientes – dado que eles sabem mais de sua empresa do que você mesmo, na maioria dos casos.

Além disso, os veteranos em viagens podem destacar com facilidade as vantagens do seu negócio, quando comparado aos outros. Usar esses comentários na campanha de marketing é uma forma de atrair pessoas interessadas.

Usar redes sociais é obrigatório

As redes sociais são de imensa importância para o marketing na área de turismo. De fato, além de gratuitas, também oferecem diversos serviços para empresas, como relatórios, informações sobre seu público-alvo e muito mais.

O Facebook, assim como o Instagram são obrigatórios para todas as empresas desse ramo. Mesmo uma página recém-criada consegue atingir algumas pessoas por dia, as quais são potenciais clientes.

Ao longo do tempo – e com a estratégia certa – sua página alcança ainda mais usuários, aumentando a quantidade de pessoas interessadas em seu negócio.

Vale lembrar que você pode utilizar anúncios para alcançar ainda mais potenciais clientes – e nem precisa de uma página grande para isso.

Vídeos podem atrair ainda mais clientes

Se as imagens conseguem transmitir a sensação de uma experiência, o vídeo pode fazer quem o assiste se sentir como se estivesse no local – ainda mais quando pensamos na tecnologia de 360º.

Além disso, o YouTube é a plataforma de vídeos mais acessada da atualidade. Ele também é usado como mecanismo de busca, tendo um potencial enorme na captura de novos clientes.

Criar vídeos com regularidade (1 por semana, por exemplo) vai auxiliar a difundir sua marca entre os consumidores. Não precisa ser algo profissional: dá para fazer com seu celular mesmo. O importante é engajar os espectadores.

Use todos os canais de comunicação possíveis

Por fim, lembre-se de usar todas as formas de comunicação possíveis. Ou seja, não se restrinja apenas ao Facebook ou Instagram: ao somar essas redes sociais você só tem a ganhar.

Use o WhatsApp para atendimento personalizado e humanizado. Evite apenas respostas automáticas e coisas do gênero: mostre que há pessoas trabalhando por trás da marca.

Seguindo essas dicas você vai ter resultados muito relevantes!

Outros artigos

Pedagogia Gratuita para Professores

27/07/2015

Pedagogia Gratuita para Professores

Pedagogia Gratuita para Professores é o que você está buscando? Então saiba que o Ministério da Educação incentiva a oferta de vagas para esse curso superior entre...

Site da Clínica Ivo Pitanguy

13/12/2011

Site da Clínica Ivo Pitanguy

Através do site da clínica Ivo Pitanguy, você obtém informações sobre o estabelecimento, assim como sobre o cirurgião, sua carreira e demais detalhes. A página é...

Cursos gratuitos Itapetininga, SP 2012

18/06/2012

Cursos gratuitos Itapetininga, SP 2012

[caption id="attachment_468648" align="aligncenter" width="493" caption="Aproveite essa chance para estudar gratuitamente (Foto:Divulgação)"][/caption] A cada dia...