Curtidas Instagram: quais as opções disponíveis em 2021?

Wagner Santos 02/09/2021 Marketing

Comprar curtidas no Instagram não é a única maneira de aumentar o engajamento e o número de seguidores da sua página de Instagram em 2021. Na verdade, apesar de ser uma prática comum, talvez não seja sequer a mais indicada para isso. Afinal de contas, a rede social vem avançando seu algoritmo para identificar os conteúdos que geram resultados orgânicos reais e estimulá-los cada vez mais.

Por isso, é importante que a sua empresa tenha uma estratégia completa para trabalhar com as curtidas no Instagram neste ano. Isso inclui pensar em como configurar o seu modelo de exibição de curtidas e a abordagem da sua empresa em relação a elas. De fato, as métricas da vaidade (número de views ou de curtidas) enganam muito na hora de fazer uma análise assertiva de verdade dentro da estratégia de comunicação nas redes sociais.

Quer entender quais são as suas opções de curtidas no Instagram em 2021? Então siga a leitura para saber mais sobre o assunto!

3 opções para configurar as curtidas no Instagram em 2021

Curtidas Instagram

1. Ocultar a visualização de número de curtidas de todas as contas

Desde quando a plataforma estreou, em 2010, até os dias de hoje, muita coisa mudou para os usuários do Instagram. Uma delas é a necessidade que as pessoas criaram em atrelar o valor de seu conteúdo a quantas curtidas ele recebe. Usuários passaram a definir se uma empresa, loja, ou pessoa pública era de confiança, ou tinha sucesso, pela quantidade de seguidores, comentários e likes que eles recebiam em cada post. Esta nova moeda criou um sub mercado de contas especializadas em vender likes, como uma forma de inflar e maquiar a métrica real e tentar driblar o algoritmo de visualizações.

Por isso, desde 2019, o Instagram passou a oferecer a opção de ocultar o número de curtidas de todas as contas, como uma tentativa de criar um ambiente menos competitivo e de desvalorizar os likes como uma moeda a ser vendida.

2. Ocultar a visualização de número de curtidas das próprias publicações

Outro problema que passou a afetar os usuários, principalmente jovens, é o número de curtidas do próprio post. Essa métrica provou causar ansiedade e problemas de autoestima, já que as pessoas passaram a associar likes a aprovação social.

Dentre as modificações de visualização que o Instagram implantou 2 anos atrás, há a opção de ocultar a visualização de número de curtidas das próprias publicações. Assim, caso a sua saúde mental esteja sendo afetada por esse resultado, você pode administrar a visualização para que ele não afete mais.

3. Exibir a visualização de número de curtidas de todas as contas

Para quem não gosta de mudanças, ou não estava sendo afetado pela exibição de curtidas, o Instagram manteve a opção de exibir todas as métricas. Afinal, elas também servem como parâmetro de desempenho de engajamento para contas profissionais, para que elas possam estudar estratégias e novas formas de interação. Por exemplo, influenciadores dependem de métricas como número de curtidas para medir o valor de seu trabalho, e são uma forma de portfólio para mostrarem resultados para potenciais contratantes.

Como mudar as configurações de visualização de curtidas?

Existem duas formas de mudar as visualizações de curtidas: a geral, para todas as contas, e a individual, somente para sua própria conta.

Para ocultar as curtidas de todas as contas, toque no menu principal, vá para a aba Configurações, na opção Privacidade e então Publicações. Ative a chave “Ocultar o número de curtidas e de visualizações”

Para ocultar as curtidas de suas próprias publicações, é necessário seguir estes passos sempre que fizer uma nova postagem:

Na página de texto, toque em Configurações Avançadas. No menu que aparecer, ative a chave “Ocultar o número de curtidas e de visualizações dessa publicação”, e então publique seu conteúdo.

Lembre-se de que isso deve ser feito em todas as postagens. Portanto, se você tiver uma estratégia que inclua muitos posts por dia ou por semana, pode ser um pouco maçante realizar esse ajuste todas as vezes.

Talvez, por isso, muitos dos seus posts possam ser feitos nos Stories, que contam com taxa de entrega um pouco maior e menos esforço de consumo por parte dos seus seguidores.

Outra ideia pode ser usar uma ferramenta que permita configurar essas opções uma única vez e, então, defini-las para serem aplicadas automaticamente em todos os posts que você fizer.

Com 66 milhões de usuários brasileiros ativos, o Instagram não é a plataforma mais popular do Brasil, mas é a mais usada atualmente. Hoje em dia, ela está mais ativa do que seus principais concorrentes com mais pessoas cadastradas. Por isso, é importante entender como configurar as curtidas do Instagram em 2021 e trabalhá-las de maneira adequada com a sua estratégia de comunicação digital.

Gostou do conteúdo? Então comente abaixo com a sua opinião sobre o assunto!

Outros artigos

Cursos Fatec SP

23/03/2010

Cursos Fatec SP

A FATEC (Faculdade de Tecnologia do Estado de São Paulo) está presente em diferentes cidades pelo estado de São Paulo. Assim como a ETEC (Escola Técnica Estadual...