Como planejar campanhas de marketing no setor automotivo

Wagner Santos 30/07/2021 Notícias

Saber como planejar campanhas de marketing no setor automotivo é importante para todas as empresas da área, desde uma revenda de carros usados até uma concessionária de automóveis novos, uma oficina mecânica, loja de acessórios e muito mais.

Esse tipo de conhecimento é vital para ajudar a empresa a atrair potenciais clientes e fechar mais negócios de maneira controlada e estável.

No entanto, trabalhar com marketing não é fácil, especialmente para quem não tem formação na área. Por isso, é comum procurar na Internet por dicas e tutoriais que apresentam algumas informações básicas sobre o segmento. Todavia, o que funciona em uma área não vai trazer resultados em outra. O que pode ajudar a vender comida, talvez não ajude na venda de carros.

Por essa razão, é importante entender como planejar campanhas de marketing no setor automotivo. Quer aprender como fazer isso? Então siga a leitura do artigo abaixo com atenção!

Como planejar campanhas de marketing no setor automotivo em 5 passos

1. Conheça sua persona

Toda estratégia ou campanha de marketing no setor automotivo deve começar em um mesmo ponto: na persona. Se você não conhece o conceito, nós explicamos a seguir de maneira simples.

Uma persona é um perfil semifictício que representa o cliente ideal de um produto que você vende. Suponha, por exemplo, que sua concessionária seja especializada na venda de carros baratos em Florianópolis. Seu foco, portanto, é na negociação pelo menor preço possível para o seu cliente.

Nesse sentido, sua persona pode ser algo como:

“Renato, 45 anos, trabalhador assalariado e que tem um emprego fixo há muito tempo, mas seu salário não está em uma faixa mais elevada, ganhando entre R$2.000,00 a R$3.000,00 por mês.

Ele precisa de um carro para trabalhar, pois é representante comercial e roda a cidade visitando muitos clientes diariamente. No entanto, não pode gastar muito na aquisição do automóvel e nem na sua manutenção ou consumo de combustível.

Gosta de passar o tempo livre nas redes sociais conversando com os amigos e interagindo em posts de futebol e de influenciadores automotivos”.

Nosso exemplo foi bem reduzido, mas já mostrou tudo que nós precisamos saber sobre a persona: sua dor, seu objetivo e onde alcançá-la.

  • Objetivo: ter um carro para trabalhar;
  • Dor: não pode gastar muito na aquisição e nem na manutenção ou no combustível;
  • Onde alcançar: redes sociais, especialmente de influenciadores e de outros interesses.

2. Entenda seu produto

Depois de ter a sua persona definida, o próximo passo é estabelecer como o seu produto interage com ela e de que forma você é capaz de atender as necessidades do seu consumidor.

Supondo que você tenha uma oficina mecânica especializada na reforma e customização de automóveis, certamente precisará entender perfeitamente o que o seu produto é e como ele pode solucionar as dores do seu cliente.

Somente assim será capaz de comunicar adequadamente o valor que o seu produto ou serviço tem para a persona. Quando você sabe exatamente o que o seu produto significa tanto no literal (por exemplo, “customização do automóvel”) quanto no subjetivo (“ter o carro mais chamativo da cidade”), é possível informar isso corretamente ao seu consumidor.

3. Defina como atrair seu consumidor

planejar campanhas de marketing

Depois que você entender quem é o seu consumidor e como o seu produto pode ajudá-lo, é hora de montar estratégias para atraí-lo para a sua empresa. Na prática, a maneira mais comum de fazer isso no marketing automotivo é pelo Google.

Afinal de contas, o Google tem cerca de 100 bilhões de buscas mensais, e grande parte delas são relacionadas a questões automotivas. Existem milhares de pessoas que pesquisam coisas como “qual carro comprar”, “comparativo entre Onix e HB20” ou outros termos semelhantes.

Ao produzir conteúdo que será ranqueado no Google, você pode atrair essas pessoas para o seu site e então começar a trabalhar com elas até que se tornem clientes.

4. Monte estratégias de nutrição

Depois de atrair os usuários, o próximo passo é montar estratégias de nutrição. Ou seja, estratégias de conteúdo e informações que vão tirar as dúvidas dos leads e prepará-los para comprar com você.

Normalmente, existem muitas formas de fazer isso. As duas melhores para o setor automotivo são as redes sociais (onde é possível falar de maneira mais direta com o seguidor) e o e-mail.

5. Tenha um plano de conclusão forte

Por fim, você precisará de um forte plano para converter esse lead qualificado e nutrido. Uma das melhores ferramentas para isso é o WhatsApp, que é usado por 99% dos brasileiros.

Com ele, você pode tirar dúvidas do seu lead, mostrar seus produtos e marcar um horário para que ele vá até sua loja fechar negócio. Tudo com agilidade e recursos audiovisuais.

E aí, gostou do conteúdo? Aprendeu como planejar campanhas de marketing no setor automotivo? Como pode ver, não são necessários muitos passos para conseguir os melhores resultados na área. Sabendo como dominar os principais elementos da Publicidade, você já consegue montar uma estratégia que traga resultados de verdade e de maneira consistente.

Se você gostou das nossas dicas, compartilhe-as no grupo de WhatsApp da sua empresa para que mais pessoas possam contribuir com a estratégia publicitária do seu negócio!

Outros artigos

Pacotes para Disney CVC 2013: ofertas

10/12/2012

Pacotes para Disney CVC 2013: ofertas

A Disney é um dos melhores destinos do mundo. Os parques temáticos dessa terra encantada têm características diferenciadas que acabam agradando crianças e adultos. P...

Chuveiro portátil – modelos, preços

08/02/2012

Chuveiro portátil – modelos, preços

[caption id="attachment_390533" align="aligncenter" width="320" caption="Chuveiro portátil Ocket shower(Foto:Divulgação)"][/caption] Todos estão sempre à procura de...