Como usar o Google Tag Manager: dicas essenciais

Wagner Santos 24/09/2021 Marketing

Você sabe como usar o Google Tag Manager – GTM no seu site?

O Google Tag Manager é a ferramenta ideal para quem precisa de uma solução para colocar scripts em sites, portanto, uma peça chave nas estratégias de marketing digital.

como usar google tag manager

Devido a sua eficácia e praticidade, a ferramenta é querida por muitas agências de marketing digital e até mesmo agência de SEO. Afinal, melhora o marketing e traz resultados mais rápidos quando bem usadas nas campanhas.

E quem trabalha com marketing digital e SEO sabe que scripts mal configurados, com tags erradas, não funcionam da forma correta e relatam erros em cima de erros.  

Então, os objetivos da campanha, todas as estratégias de SEO e marketing, definidas, landing pags e assim por diante, não retornam os resultados esperados.

A solução para isso pode está em saber como usar o Google Tag Manager no seu site. Pensando nisso, hoje nós apresentaremos para você algumas dicas essenciais.

Como usar o Google Tag Manager: entenda como ele funciona?

Uma tag é um script adicionado no código de um site com a função de rastrear e acompanhar as atividades dos visitantes. Portanto, elas oferecem informações importantes sobre o uso real do site.

O GTM é projetado para gerenciar e automatizar a criação de tags em sites. Portanto, é uma ferramenta que facilita a vida de quem quer monitorar e acompanhar as métricas de seu site.

Dessa forma, você tem:

  •         Maior autonomia;
  •         Não precisa de um profissional de TI para configurar tudo;
  •         Pode dedicar mais tempo para criar estratégias de SEO, marketing e assim por diante.

Portanto, entenda como o Google Tag Manager funciona e dedique algum tempo para aprender sobre ele. Pois, essa é a melhor forma de entender tudo o que a ferramenta pode fazer por você.

Como instalar e como usar o Google Tag Manager?

Para criar sua conta no GTM acesse Google Tag Manager, e clique na opção para criar uma conta. Então, insira os dados da sua empresa e selecione a categoria de plataforma segmentada, Web, iOS, Android, AMP ou Server.

Após aceitar os termos de uso, continue para a próxima aba e ao abrir dashbord do GMT você terá 2 códigos HTML. Um deles deveres você insere na seção Head do seu site WordPress e o outro coloque na body do código do site.

Depois, vá para o editor de temas, clique em header.php e depois em body, e insira os códigos das tags desejadas. Para essa parte é preciso estar logado em uma conta de gerenciador.

Após configurar cada tag, confira se a página do seu site não quebrou e se os scripts funcionam corretamente. Portanto, uma boa dica é fazer o backup do código anterior a modificação.

Insira o GTM na estratégia de uma agência de marketing digital!

A ferramenta GTM ajuda você a instalar tags de forma correta, e torna o processo automatizado, portanto, é um facilitador. Mas, ela não dispensa a elaboração de uma boa estratégia de marketing digital.

Ou seja, para quem quer saber como usar o Google Tag Manager, uma das melhores formas de obter o máximo da ferramenta é deixar o marketing por conta de uma agência especializada.

Isso é válido principalmente se você não é um especialista em marketing e SEO. Pois, a ferramenta só renderá os resultados que você espera dentro de uma estratégia adequada.

E use o Google Tag Manager para melhorar sua estratégia de SEO

O GTM fornece métricas interessantes para quem trabalha com estratégias de SEO, como dados sobre cliques dos usuários em links, tempo gasto no site, etc.

Além disso, instalar as tags corretas melhoras na leitura algorítmica do site pelos mecanismos de busca. Ou seja, você é encontrado com maior facilidade pelos mecanismos de pesquisa.

Outras vantagens do GTM para o SEO incluem:

  •         Fornecer dados que podem melhorar a navegação do usuário;
  •         Pode melhorar a qualidade dos conteúdos públicos;
  •         O script certo pode gerar mais leads.

Isso porque, com o uso do GTM você obtém dados confiáveis e assertivos sobre a navegação do usuário. Portanto, pode criar e aplicar melhorias nas estratégias de SEO e marketing com base nas métricas recebidas.

Como usar o Google Tag Manager: insira as tags certas para o seu negócio?

Se você tem um negócio que vende produtos para clareamento dental, ou uma agência de marketing digital, ou qualquer outra categoria de negócio, você tem um público com perfil definido.

Então, você precisa pensar em qual experiência o seu público alvo quer ter ao visitar sua página, e instalar as tags certas para colher os dados corretos. Ou seja, as métricas ajudam a melhorar a experiência e o interesse do usuário pelo seu site.

Portanto, estude quais tags são as certas para o seu negócio, conforme os dados que você quer e precisa coletar para sua estratégia de marketing digital.

Dicas finais

Não se esqueça: a eficácia que o seu script terá também depende de uma boa configuração de cada tag escolhida.

Além de todas as funcionalidades citadas, o GTM também se conecta a ferramentas para testes A/B, como Crazy Egg e a Optimizely. Dessa forma, você também pode usar para testar banners, páginas e outras informações interessantes para o desempenho do seu site.

Por tudo que consegue fazer, e pela praticidade que apresenta, não restam dúvidas de que o Google Tag Manager é uma das principais ferramentas de marketing atual.

Agora você já sabe como usar o Google Tag Manager. Mas, se ainda ficou com alguma dúvida, aproveite e deixe seu comentário!

Outros artigos

Sapatos Ramarim Total Confort

12/08/2011

Sapatos Ramarim Total Confort

Se você é uma pessoa que gosta de comprar sapatos e tem uma certa experiência no assunto, provavelmente já deve ter notado que não importa somente a beleza, não ...

Conheça games que simulam baladas

04/05/2012

Conheça games que simulam baladas

[caption id="attachment_440283" align="alignnone" width="400" caption="Os chamados "game party" reproduzem festas e baladas em ambientes virtuais."][/capti...