Maquiagem para ruivas: erros e acertos

Todas as cores de maquiagem encontram tonalidades de pele e cabelos que combinam mais com elas. Observar tais detalhes é uma forma de aprender…

Por Editorial MDT em 03/07/2013

Todas as cores de maquiagem encontram tonalidades de pele e cabelos que combinam mais com elas. Observar tais detalhes é uma forma de aprender a se produzir, valorizando muito mais o look e a beleza natural. No caso da mulher ruiva, pode-se dizer que sua pele e cabelos são muito especiais e, por isso, precisam de atenção. A cor dos fios, embora apresente variações, é naturalmente marcante. Da mesma forma a pele (exceto os casos de tingimento dos cabelos), costuma ser mais clara e, muitas vezes, com pintinhas. Isso sem contar, ainda, a cor dos olhos que, no conjunto, também podem ser algo que faz toda a diferença. Veja alguns erros e acertos na maquiagem para ruivas.

Maquiagem que busca destacar os lábios, sem brigar com a cor dos cabelos (Foto: Divulgação)

Erros na maquiagem para ruivas

Em geral, os cabelos naturalmente ruivos são mais claros, mais acesos. Neste caso, também é comum que a pele seja mais clara e, muitas vezes, com sardas. Muitas mulheres com estas características preferem disfarçar as pintinhas. Aí pode morar o primeiro erro de maquiagem para ruivas. Isso porque há pessoas que ultrapassam os limites, aplicando camadas muito espessas de corretivo, base e pó, na pele. O resultado acaba sendo um semblante pesado, bem próximo do artificial. Deve-se ter cautela, com isso. O indicado é procurar manter a pele o mais natural possível, já que as sardas fazem parte dela. Prefira, então, aplicar uma camada de base mais fluida, em tom bege. O resultado será mais leve e as combinações com as cores da maquiagem poderão ficar ainda mais bonitas.

Cores bem escolhidas destacam-se na maquiagem, na medida certa (Foto: Divulgação)

Outro erro da maquiagem está nas cores escolhidas. Entre as dicas de maquiagem para ruivas, geralmente dadas por maquiadores, está a de evitar a cor rosa, no make-up. Um blush rosado, por exemplo, pode não fazer um belo contraste com os cabelos, já que as duas cores acabam brigando, entre si. Vale a pena dar preferência a tonalidades como o pêssego, os tons terrosos e os acobreados.

Acertos na maquiagem para ruivas

Deve-se ter cuidados, ao tentar esconder as sardas (Foto: Divulgação)

Os acertos de maquiagem para ruivas podem ser conseguidos, por meio da escolha correta das cores. Este já é um grande passo. Entre as cores de batom que combinam com ruivas, por exemplo, estão os nude, os corais, os alaranjados, acobreados e dourados. Nude e coral são ótimos para quem deseja destacar os olhos. Já as outras cores são certeiras, caso a maquiagem seja mais leve e discreta, valorizando os lábios. O mesmo pode ser feito com os batons vermelhos.

As sombras mais indicadas para pele ruiva são as azuis, as verdes, as douradas, pretas, os tons terrosos e os acobreados. Para acertar, é preciso destacar o olhar ou os lábios, tentando harmonizá-las com o vermelho dos cabelos.

Top