Maquiagem em excesso pode causar problemas aos olhos

Maquiagem em excesso pode causar problemas aos olhos, aumentando os cuidados que você deve ter ao se maquiar. Como evitar esses problemas? É o que vamos ensinar a seguir, confira as dicas.

Maquiagem em excesso pode causar problemas aos olhos (Foto Ilustrativa)

O ato de se maquiar é algo comum e feito diariamente na vida das mulheres. Mas o que muitas delas não sabem é que o excesso de maquiagem pode ser prejudicial à saúde, principalmente dos olhos.

Edema da conjuntiva, lacrimejamento, prurido, fotofobia (aversão à luz) e olho vermelho são alguns dos problemas causados pelos exageros na utilização de determinados produtos de beleza no rosto.

Maquiagem em excesso pode causar problemas aos olhos

O uso de maquiagem pesada nos olhos não é muito recomendável (Foto Ilustrativa)

Um dos problemas causados pela maquiagem nos olhos é o terçol, que surge devido a obstrução de glândulas responsáveis pela secreção de material gorduroso que ajuda na composição da lágrima, ao passar o lápis no olho, aumentando os riscos de inflamação e infecção local.

A conjuntivite tóxica é outro problema que pode surgir, causado pelo uso de maquiagem vencida. Para evitá-la, sempre verifique o prazo de vencimento dos produtos e dê preferência a marcas mais conhecidas e de melhor procedência.

Fica o alerta também para não passar lápis na parte interna das pálpebras. Essa prática leva à obstrução das glândulas palpebrais, o que pode resultar na blefarite, doença crônica que causa inflamação nas pálpebras e que tem sintomas parecidos aos do olho seco e alergia.

Maquiagem e lentes de contato

Se você usa lentes de contato deve ficar ainda cuidadosa (Foto Ilustrativa)

Se você usa lentes, deve ter ainda mais cuidado ao se produzir. Uma das dicas de maquiagem para quem usa lentes de contato é colocar as lentes antes de fazer o make, evitando a entrada de resíduos que podem entrar em contato com a córnea.

Também é preciso lavar bem as lentes antes de colocá-las e após retirá-las dos olhos, e não dormir com elas, principalmente se você ainda estiver maquiada.

Dicas para tirar maquiagem

Depois da balada, não se esqueça de remover a maquiagem antes de dormir (Foto Ilustrativa)

Devido aos perigos da maquiagem nos olhos, é fundamental retirar o make ao final do dia. Para tanto, use uma gaze com xampu neutro para bebês, diluído em água morna, para limpar bem a região.

Vale apostar também no uso de demaquilantes bifásicos para tirar a maquiagem dos olhos, e lembre-se de nunca esfregar os olhos bruscamente ao limpá-los. E para remover cílios postiços e rímel, faça movimentos suaves de baixo para cima.

Convidamos você a continuar a navegar no Mundo das Tribos e ler outras publicações.

Artigos Relacionados

Artigos Relacionados