Fotofobia: o que é?

A fotofobia ou sensibilidade á luz excessiva é um sintoma muito comum entre os indivíduos. Para se ter uma ideia, até mesmo um cantor…

A fotofobia ou sensibilidade á luz excessiva é um sintoma muito comum entre os indivíduos. Para se ter uma ideia, até mesmo um cantor muito famoso esta sofrendo com o problema há tempos. Tendo isso em vista, separamos algumas informações sobre o que é fotofobia.

Saiba quais são os alimentos que podem causar enxaqueca.

Algumas doenças infamatórias dos olhos podem manifestar a fotofobia. (Foto: divulgação)

Conheça mais sobre a fotofobia

Como foi citado anteriormente, a sensibilidade excessiva à claridade e a luz solar recebe o nome de fotofobia. Segundo especialistas, essa sensibilidade ocorre quando as células fotossensíveis da retina recusam o excesso de luz, manifestando o desconforto. Em geral, o problema é manifestado por algum problema no olho que é resultado de doenças inflamatórias congênitas (desde o nascimento), infecciosas, alergias diversas ou cicatrizes. Entre esses, o astigmatismo é o principal distúrbio da visão que colabora com o aparecimento da fotofobia.

Saiba como ficar livre do incomodo

O indivíduo que possui fotofobia pode se ver livre do problema através da adoção de alguns hábitos. Conheça abaixo quais são eles:

  • Uma boa opção para evitar o incômodo, é confiar nas opções tecnológicas para proteger os olhos em lugares externos ou em um ambiente fechado e que tenha muita iluminação;
  • Pessoas que utilizam óculos de grau, podem optar pelo uso de lentes fotocromáticas, as quais são capazes de escurecer ou clarear a depender do grau de luminosidade;
  • A utilização de óculos escuros é ideal para selecionar a quantidade de luz que chega até os olhos. Assim, quanto mais escuro for a lente, maior será o bloqueio dos raios solares, de modo e evitar o sintoma da fotofobia;
  • Mesmo os indivíduos que não sofrem com a fotofobia, é ideal que eles utilizem óculos solares, de modo a bloquear a radiação solar que, pode ser muito danosa aos olhos;
  • Ao escolher o tipo de lente, é muito importante que seja uma de qualidade e de uma marca conhecida no mercado. A utilização de lentes que não tenham proteção contra raios ultravioletas pode ser muito prejudicial á vista, podendo manifestar diversos problemas visuais aos indivíduos.

    O significado de fotofobia é a hipersensibilidade à luz. (Foto: divulgação)

Conheça o cantor famoso que sofre com a fotofobia

Há pouco tempo, foi divulgada uma nota na imprensa feita por Julian Lennon, filho de John Lenon e amigo pessoal de Bono, que afirmava que o vocalista do U2 sofria de fotofobia e que esse problema está piorando a cada dia. O cantor já declarou em diversas entrevistas que o principal motivo que o leva a utilizar os óculos coloridos é devido a sensibilidade à luz. Esse hábito tornou sua marca registrada, sendo admirada por muitos fãs.

O cantor Bono utiliza óculos coloridos para tentar amenizar a fotofobia. (Foto: divulgação)

Muitas pessoas apresentam hipersensibilidade à luz, tendo que recorrer ao uso de óculos  de sol que protegem seus olhos da radiação. Após conhecer um pouco mais sobre o que é a fotofobia e diante de qualquer sintoma parecido, é ideal buscar a orientação de um especialista para evitar futuras consequências.

Leia Também:  Saiba como a enxaqueca afeta o coração

Conheça alguns sintomas da pressão ocular alta.

Top