quarta-feira, 1 de fevereiro de 2023 - 01/02/2023 21:59:40
MundodasTribos

A nossa pele é composta por camadas (epiderme, derme e hipoderme) e cada uma tem sua função. A Epiderme, camada que fica mais exposta das três, sofre uma troca a cada 30 dias onde ela muda quando há alguma fricção, hidratação ou exposição ao sol, entre outras causas.

Essa é uma das causas mais comuns das mãos descascando. Além da troca da nossa pele ocorrida de forma natural existem outros dois motivos para acontecer isso: Uso de alguns medicamentos e Infecções por Fungos. Existem também uma doença hereditária que pode ser uma das causas em algumas pessoas.

maos descascando

Você sofre ou já sofreu com mãos descascando? Então este é o artigo para você! Hoje iremos abordar o problema, que muitas pessoas sofrem, de ter mãos descascando e como lidar com essa condição que mesmo que não seja grave, em muitos casos pode ser realmente problemática.

A verdade é que existem inúmeras razões que podem fazer com que as mãos descasquem, e isso naturalmente gera muita confusão. Por isso, saber o que pode fazer com que suas mãos descasquem é tão importante, afinal só assim teremos mais ciência do que fazer em cada momento em que a condição se manifestar.

No artigo tentaremos apresentar cada uma das condições que levam as mãos a descascar e o que fazer para que, se não for possível reverter a condição, ao menos mitigá-la.

O que este artigo aborda:

Mãos descascando

A descamação das mãos é um problema bastante comum pelo qual a maioria das pessoas já passou alguma vez. Quem sofre com esse mal geralmente apresenta pele muito seca, áspera, de coloração avermelhada e com rachaduras, que se tornam muito sensíveis ao toque. Na maior parte dos casos a causa do problema é uma desidrose, também conhecida como eczema das mãos. Esclareça várias dúvidas, entenda melhor o problema e saiba como tratar mãos descascando.

Infelizmente, vários mitos envolvendo o ressecamento das mãos são espalhados entre a população. Dentre a crendice mais frequente está a de que a descamação é causada pelo excesso de ácido úrico no organismo. O que muita gente não sabe é que o ácido úrico, independente de sua concentração sanguínea, não é capaz de provocar esse tipo de alteração, não havendo, portanto, nenhuma relação entre a uricemia e a descamação das mãos e pés.

Por que as minhas mãos estão descascando?

Primeiro, vamos entender melhor o que é de fato o fenômeno das mãos descascando. A mão descasca devido às camadas de pele que geralmente temos em nossas mãos. Essas camadas são divididas em 3: epiderme, derme e hipoderme, sendo a última a mais profunda. Aqui cabe a observação de que a pele é um órgão, na verdade, o maior órgão do corpo humano.

E como um órgão, a pele tem a possibilidade e a função de criar suas próprias células, que formam seus tecidos e têm algumas funções específicas, sendo a maior delas proteger o corpo de agentes externos que podem ser nocivos para a saúde humana e também para os nossos órgãos e sistemas internos.

É importante entender que a pele tem essas 3 camadas e a terceira camada, a da epiderme, é justamente aquela que descasca e traz o efeito das mãos descascando.

Geralmente condições que levam a ter as mãos descascando não são graves, nem tendem a agravar, mas ainda assim o desconforto pode ser grande, principalmente com relação ao aspecto estético, muito considerado para quem está sofrendo com essa condição.

As mãos descascando também são geralmente produtos do ressecamento da pele e, claro, há diversas situações que podem levar ao ressecamento da epiderme ao ponto da mesma começar a descascar, são as principais:

  • Água quente ou a lavagem excessiva das mãos;
  • Exposição ao sol;
  • Excessiva limpeza com álcool em gel;
  • Alergias em geral;
  • Genética e outros problemas congênitos.

Entre as doenças que estão frequentemente relacionadas ao episódio de mãos descascando temos a eczema na mão, uma das condições alérgicas mais comuns e afeta praticamente 10% da população de todo o planeta. Essa condição faz com que as pessoas sejam mais propensas a terem suas mãos descascando, seja por fatores externos, como clima seco, ou por fatores puramente genéticos.

A ceratólise esfoliativa também é uma doença que comumente faz com que as mãos descasquem, infelizmente a ciência ainda não tem certeza do porquê ou como essa doença acontece, porém, ainda assim é uma doença que favorece bastante os episódios de mãos descascando, inclusive fazendo com que as pessoas que sofrem de ceratólise também sejam mais sensíveis a produtos químicos.

A psoríase é uma doença muito famosa que também pode fazer com que mãos descasquem. Quem sofre com psoríase está mais acostumado com descamação na área do cotovelo, joelho e couro cabeludo, porém essa descamação também pode ocorrer nas mãos. Lembrando que a psoríase é uma doença autoimune, não é contagiosa como erroneamente acredita-se.

E a dermatite de contato é a condição que finaliza a lista das doenças relacionadas a descamação nas mãos. Essa dermatite causa descamação quando a pessoa toca algo a que tem alergia, condição muito comum com o níquel e outros metais parecidos.

Atualmente se estuda se há alguma relação entre doenças hepáticas – do fígado – e problemas de descamação cutânea, especialmente nas mãos. Um artigo publicado pela Cleveland Clinic Journal Of Medicine indica que essa relação pode ser muito mais próxima do que imaginávamos. Mas a questão ainda segue em fase de análise.

Por fim, ainda temos também condições de humor e psicológicas que podem estar ligadas às mãos descascando. O estresse, por exemplo, é algo que pode causar descamação nas mãos, especialmente em doenças como a psoríase, que também pode ser ativada e engatilhada por meio do estresse psicológico.

Causa de mãos descascada

Existem vários problemas que podem cursar com a descamação das palmas das mãos, mas como dito anteriormente, a grande maioria dos casos é decorrente de uma desidrose. A descamação surge porque a pele que está revestindo e protegendo o corpo se torna demasiadamente irritada, adquirindo o aspecto vermelho, ressecado, áspero e com rachaduras, que são alguns dos sinais mais característicos.

A desidrose ocorre mais frequentemente em pessoas com atividades laborais onde é exigido lavagem frequente das mãos, ou que possuem história previa de eczema ou pele sensível na família.

Existem também problemas que podem estar diretamente relacionados à esse problema, são eles:

  • Eritrodermia;
  • Dermatite esfoliativa;
  • Eczema;
  • Psoríase;
  • Ictiose;
  • Desidrose;
  • Problemas renais ou de fígado;
  • Doença de Kawasaki;
  • Febre escarlatina.

Nossos hábitos alimentares influenciam diretamente em nossa saúde, no caso do problema de descamação não é diferente. Falta de vitaminas específicas com Vitamina A, B, ferro e Iodo podem acarretar a descamação da palma das mãos.

Produtos que ajudam mãos que estão descascando

E se você tem mãos descascando ou quer ajudar quem sofre com esse problema, saiba que há alguns produtos e práticas muito interessantes que podem ser utilizados para tratar o quadro. O mais tradicional é a recomendação de utilizar um produto hidratante com recorrência, especialmente após a lavagem das mãos.

Hidratar a pele após o banho também é bastante recomendável. O banho quente tem o efeito de ressecar nossa pele, logo ela deve ser muito hidratada após um daqueles banhos bem quentes, ou estes devem ser evitados.

Outro método de hidratação natural que deve ser utilizado é o simples hábito de beber água. Todos sabemos que água é de extrema importância para a saúde e se hidratar consumindo bastante líquido – água, água de coco, suco natural, entre outros – é muito necessário. A água ingerida é essencial para todo o organismo e hidrata todo o corpo, incluindo a mão, o que ajuda a evitar a descamação.

Outro método ótimo para manter as mãos saudáveis e bem hidratadas é a esfoliação de no máximo uma vez por semana. Lembrando que a esfoliação das mãos deve ser feita com produtos específicos para as mãos, não outros gerais para o rosto ou corpo.

Utilizar um bom protetor solar também é ótimo para cuidar da saúde das mãos, especialmente quando a pessoa se expõe ao sol com regularidade. E, por fim, uma recomendação ótima para evitar as mãos descascando é a utilização de luvas para realizar alguns serviços domésticos como lavar louças, lavar banheiros e lidar com produtos de limpeza em geral.

Para aqueles que preferem os métodos naturais, saibam que hidratantes caseiros também são uma excelente opção para evitar mãos descascando. Criar soluções caseiras com óleo de coco, óleo de amêndoas, flores de lavanda, mel e cera de abelha é o ideal. Todos esses ingredientes são excelentes para quem sofre com descamação nas mãos.

Tratamento e prevenção

A dica mais eficiente para se prevenir desse tipo de problema é diminuir a frequência das lavagens das mãos ao longo do dia, além de não se esquecer de aplicar cremes hidratantes para as mãos imediatamente após secá-las. Como o problema geralmente é autodiagnosticado, é importante procurar auxílio médico caso persista qualquer dúvida sobre o real motivo da descamação ou mediante a piora do quadro clínico. Muitas vezes a doença pode ser confundida com dermatite de contato.

Quando as medidas preventivas não funcionam e as lesões aparecem, para diminuir a dor e a irritação cutânea podem ser aplicados creme a base de corticoide associados a hidratantes. É importante que esse tipo de medicação seja prescrito por médico, pois seu uso inadequado pode cursas com sérios problemas locais e sistêmicos.

A descamação das mãos é um problema comum que afeta grande parte das pessoas. Felizmente sua evolução tende a ser benigna e o tratamento é baseado na prevenção e uso de hidratantes.

O que eu posso fazer para evitar que minhas mãos fiquem descascando?

Como vimos, há algumas condições que favorecem as mãos descascando. Isso quer dizer que, a depender da sua situação e do modo com suas mãos ficam descascando, especialmente quando esse problema só aumenta e não parece ter solução, se faz necessário procurar a ajuda de um dermatologista e verificar se a condição não é algo mais problemático do que parece.

Para verificar, uma ótima recomendação é utilizar os métodos que mencionamos e, então, observar se há a melhoria da condição. Se não houver, é muito necessário procurar ajuda médica. Seja como for, vamos recapitular algumas recomendações:

  • Usar hidratante;
  • Evitar contato direto com produtos químicos;
  • Utilizar protetor solar;
  • Evitar banhos muito quentes;
  • Utilizar esfoliação moderadamente;
  • Beber bastante líquido;
  • Moderar o uso do álcool em gel.

Caso suas mãos estejam descascando, utilize os métodos acima e verifique se há a redução na descamação, caso não haja, procure um médico especialista com urgência.

Quem pode ter a mão descascada?

O quadro de mãos descascando pode acontecer com qualquer um. Há algumas condições que podem atingir até 10% da população, logo qualquer um em determinado momento da vida pode ter suas mãos descascando.

Mas caso aconteça com você, não se preocupe! Utilize os métodos que mencionamos acima para hidratar as mãos a fim de controlar a condição e, caso não faça diferença, procure um médico dermatologista.

Escamação nas mãos: Alimentos que ajudam a hidratar

As pessoas idosas tendem a ter a pele mais fina, portanto mais sensível propensa a escamação com mais facilidade, a pele fica ressecada e pode até rachar. Para que isso não aconteça é importante beber bastante água e usar creme hidratante com frequência. Para ajudar a melhorar a pele você pode incluir alimentos que são hidratantes a sua alimentação. Confira abaixo alguns desses alimentos:

Abacate: possui 83% de água, além de lipídios, carboidratos, fibras, cálcio magnésio, manganês, fósforo, potássio, cobre, zinco, riboflavina e vitamina C.

Açaí polpa congelada: o açaí possui 88,7% de água, como também, lipídios, carboidratos, fibras, cálcio, magnésio, manganês, fósforo, potássio, cobre, zinco, riboflavina, entre outras.

Abóbora cozida: a abóbora cozida possui 86,4% de água e cozida ela possui potássio, fibras e fósforo.

Agrião cru: possui uma média de 93,9%, além de vitamina C, potássio e fósforo.

Acrescente esses alimentos à sua dieta e vai melhorar muito a hidratação da pele.

Este artigo foi útil?

Agradeçemos o seu feedback.

1

Pode ser do seu interesse

Dicas para Combater as Gases, Receitas

Dicas para Combater as Gases, Receitas

Alimentos que Fazem Bem para o Cérebro

Alimentos que Fazem Bem para o Cérebro

Uísque é segredo para viver mais de 100 anos

Uísque é segredo para viver mais de 100 anos

BCU Brasil Banco de Cordão Umbilical

BCU Brasil Banco de Cordão Umbilical

Linhaça e os Seus Benefícios

Linhaça e os Seus Benefícios

Cardápio para Saúde Alimentar

Cardápio para Saúde Alimentar