Tratamento para Ácido Úrico, Dicas

PUBLICIDADE

O ácido úrico é uma das substâncias naturalmente produzidas pelo organismo, ele aparece como resultado da quebra das moléculas de purina, que são a proteína contida em muitos alimentos, por ação de uma enzima chamada xantina oxidase. Logo após a utilização das purinas elas são degradadas e transformadas em ácido úrico, parte dele permanece no sangue e o restante é eliminado pelos rins.

Os níveis de ácido úrico no sangue podem subir devida sua produção aumentar muito, ou a pessoa estar eliminando pouca urina, ou por interferência de certos medicamentos.

Como conseqüência dessa taxa de ácido úrico elevada forma-se pequenos cristais de urato de sódio idênticos a agulhinhas, que se acumulam em vários locais do corpo, de preferência nas articulações, mas também nos rins, sob a pele ou em qualquer outra região do corpo.
O acumulo dos cristais de urato nas articulações, provoca surtos dolorosos de artrite aguda secundária, especialmente nos joelhos, tornozelos, calcanhares, dedos do pé, mas pode comprometer qualquer articulação.

PUBLICIDADE

Nem todas as pessoas com acido úrico elevado desenvolverão gota, um tipo de artrite secundária, de caráter genético e hereditário, que acomete mais os homens adultos. Nos rins, acido úrico elevado é responsável pela formação de cálculos renais e insuficiência renal aguda ou crônica.

O diagnostico é feito através de um exame de sangue para conhecer os níveis de ácido úrico na circulação. E para saber se a excreção está diminuída, os médicos costumam pedir um exame de urina que indica qual a dosagem eliminada durante o dia. A partir da comparação destes dois resultados o médico indica o tratamento mais adequado para cada caso, uma vez que existem remédios tanto para inibir a produção como para aumentar a excreção. Outro teste importante é feito com o líquido tirado das articulações. Este só é aconselhado no caso de pacientes que apresentam inchaço nas juntas para verificar se há presença de cristais de ácido úrico nas articulações.

Portadores dessa doença devem evitar o estresse físico, o uso de diuréticos e de anti-inflamatórios, assim como devem evitar a ingestão excessiva de alimentos e bebidas ricos em proteínas.

Para melhorar a eliminação do ácido úrico deve-se realizar uma dieta saudável e controlar a obesidade e a hipertensão, além da alimentação pouco calórica, podem ser indicados medicamentos para bloquear a produção de ácido úrico ou para aumentar sua excreção. Algumas pessoas precisam dos dois tipos porque têm excesso de produção e dificuldade de excreção dessa substância.

PUBLICIDADE

Algumas dicas para a prevenção do ácido úrico:

Beba bastante água para ajudar o organismo a eliminar o ácido úrico;

PUBLICIDADE

Prefira os alimentos não industrializados, siga uma dieta saudável, rica em frutas, verduras, leite e derivados;

Evite o consumo de bebidas alcoólicas, especialmente de cerveja que é rica em proteína.

Não tome medicação sem prescrição médica, consulte um especialista para orientar o tratamento e peça ajuda ao nutricionista para eleger uma dieta que ajude a controlar a taxa de ácido úrico e a manter o peso em níveis adequados.

PUBLICIDADE

 

Leia também:

3 Comentários

  • quero receber mensagem sobre saude

  • eu estou com acido úrico muito alto o ultimo exame que eu fiz tava de 8,50 o que eu faço para baixar

Comentários fechados

Os comentários desse post foram encerrados.