Mantenha os ratos longe de sua casa

Os ratos gostam de lugares com comida, água e abrigo. Entulhos e comidas de animais domésticos, por exemplo, são atrativos. Saiba como evitar a presença dos roedores. […]

Por Redacao em 29/12/2011

Quem mora em casa sabe que a probabilidade de atrair ratos é maior do que em apartamento, pois no quintal pode haver atrativos, como entulhos, madeira velha, comida de bicho de estimação e muitos outros. Mas então para isso não acontecer, é preciso tomar algumas atitudes para deixá-los bem longe.

Ratos ficam onde há abrigo, comida e água

Primeiramente, é preciso entender porque eles estão em determinado lugar. Esse tipo de animal se estabelece onde há um local para ele ficar, com alimento e água, itens básicos para a sua sobrevivência. Dessa maneira, já compreendendo os atrativos dele, o dono da casa não deve deixar que essa situação ocorra.

Tire os entulhos de casa

Mas o que seria um abrigo para os ratos? Entulhos são o foco central, por exemplo. Se houve alguma obra ou se alguns móveis ou coisas velhas estiverem empilhadas, é preciso retirar tudo o que restou, o mais rápido possível para que não sirva como atrativo. Gramas e arbustos em meio a um cenário assim são perfeitos para atrair ratos, portanto, apare tudo e deixe sempre a área limpa.

Limpeza é fundamental para quem quer casa longe de ratos

Não deixe acumular água

Uma outra proposta é não deixar a água ficar acumulada em um determinado ponto, como vasos que ficam expostos ao tempo e acabam tornando-se lugares favoritos dos roedores.

Lixo é um atrativo, tampe a lixeira

 O inimigo número um de quem quer ficar longe dos ratos é o lixo. Nunca, jamais deixe-o acumular, pois isso é o mesmo que ter alimento disponível para o roedor. Portanto, limpeza e troca de resíduos orgânicos são fundamentais. Ainda nesse sentido, é preciso deixar a tampa fechada para que ele não entre na lixeira.

Comida e água dos animais domésticos devem ser retiradas

Quem tem animal de estimação em casa deve saber que é preciso ter um cuidado a mais. Tudo deve ser retirado do quintal à noite, como a ração e a água, bem no horário que os roedores estão acordados, pois eles têm hábitos noturnos e isso seria atrativo para eles. Assim, acostume seu cachorro ou gato a ter hábitos alimentares bem cedo, de modo que ele não sinta falta durante a noite e não haja problemas por conta disso.

Comidas são atrativos para ratos e devem ser retiradas do caminho

 

Top