Manteiga pode não ser a mais indicada para comer com pão, diz pesquisa

A tradicional dupla pão com manteiga, a qual é conhecida há vários anos, pode não ser a comida mais indicada para a saúde, de…

Por Editorial MDT em 30/11/2011

(Imagem: Foto divulgação)

A tradicional dupla pão com manteiga, a qual é conhecida há vários anos, pode não ser a comida mais indicada para a saúde, de acordo com dados de uma pesquisa feita pela ABRAN (Associação Brasileira de Nutrologia), já que a manteiga é rica em gorduras, e as famosas margarinas em gordura trans, que são danosas à saúde do coração.

Segundo o estudo, a margarina foi nomeada a mais conhecida para acompanhar pães, biscoitos e torradas, sendo utilizada por 32,2% dos dois mil voluntários, seguida da manteiga com 19,8% e do creme de vegetal com 12,6%.

“É importante que as pessoas tenham consciência de que é possível reduzir o risco de doenças através de uma dieta saudável. Saber fazer as escolhas alimentares certas é um requisito essencial na busca por um envelhecimento com boa qualidade de vida”, disse Isabela David, médica nutróloga responsável pela pesquisa realizada pela Liga Nacional de Nutrologia da ABRAN, que pesquisou quais são os alimentos mais consumidos no país, durante o café da manhã.

A nutróloga ressaltou a importância de se conhecer a propriedade da gordura desses mantimentos a ser ingeridos para precaver doenças. “Devemos optar por alimentos ricos em gorduras mono e polinsaturadas, como o azeite de oliva extra-virgem e os cremes vegetais, recomendados para a redução do risco cardiovascular.”

Outro estudo realizado atualmente com pessoas cardíacas, concluiu que há falta de conhecimento sobre quais alimentos previnem e ajudam no tratamento de doenças cardiovasculares, visto que muitas pessoas desconhecem termos técnicos como gorduras mono e polinsaturadas, atrapalhando a preferência dos alimentos.

Top