Dicas para organizar uma viagem de carro

Com as férias de inverno se aproximando, muitas famílias já começam a se preparar para viajar. Quem pretende sair estrada a fora de carro,…

Por Paulo Lima em 31/05/2013

Com as férias de inverno se aproximando, muitas famílias já começam a se preparar para viajar. Quem pretende sair estrada a fora de carro, precisa tomar alguns cuidados para não transformar o seu passeio num verdadeiro pesadelo.

O planejamento, por exemplo, é extremamente importante para deixar a viagem mais tranquila e diminuir o risco de acidentes. Com algumas ferramentas, disponíveis na internet, inclusive, é possível checar a rota que você pretende seguir, o quanto de pedágio você terá que pagar e a localização dos postos de gasolina.

O motorista também não deve se esquecer de verificar alguns itens mecânicos importantes, como nível do óleo, calibragem de pneus, funcionamento dos faróis, fluídos de freio, sistema elétrico etc. Tudo deve estar em ordem para garantir a sua segurança e a segurança dos passageiros durante o passeio.

Abaixo, você pode conferir outras dicas de como planejar uma viagem de carro. São orientações indispensáveis para quem deseja chegar ao destino desejado sem ter com o que se preocupar.

Confira dicas para fazer a primeira viagem como mochileiro.

Dicas para organizar uma viagem de carro

1. Bagagem – antes de encher o carro de bagagem, procure saber no manual do usuário o quanto de carga ele é capaz de comportar. Na hora de organizar as malas, coloque os materiais mais pesados sob os mais leves e próximos do eixo traseiro do carro. Evite por objetos soltos nos assentos, pois eles podem distrair o condutor e ainda ser projetados nos demais ocupantes em caso de acidente.

2. Animais de estimação – se for levar algum animal de estimação, como gato ou cachorro, coloque-o no banco traseiro e em compartimentos apropriados para esse tipo de situação. Além disso, a caixa deve ficar presa ao cinto de segurança ou então no assoalho, entre os bancos dianteiros e traseiros.

3. Bebês e crianças a bordo – se for levar crianças, lembre-se de que elas devem ser transportadas em assentos apropriados a sua idade ou altura (bebê-conforto, assento de elevação). Vale ressaltar que o uso desses dispositivos é obrigatório em veículos de passeio desde setembro de 2010.

Veja também: Dicas para viajar sozinho.

Outra orientação para você planejar sua viagem de carro em casos de crianças ou bebês a bordo é programar algumas paradas ao longo do percurso. Além disso, leve água, alimentos leves e objetos que possam distrair esses ocupantes, como livros e brinquedos.

4. Condições do tempo – não se esqueça também de conferir as condições climáticas previstas para o dia da viagem. Verifique quais são os melhores horários para você pegar a estrada e durante quais períodos do dia deve chover para que você possa redobrar os cuidados.

Aproveite as dicas e boa viagem!

Top