Você está em: MundoDasTribos > Bem Estar> Manchas de mofo em roupas: como remover

Manchas de mofo em roupas: como remover

Por Isah
Quando as roupas ficam por muito tempo guardadas elas podem apresentar manchas de bolor.

Com o Inverno se aproximando, as roupas de frio começam a ser retiradas do fundo do armário e algumas peças podem estar comprometidas com mofo. Quando isto acontece, é importante adotar medidas capazes de remover a mancha sem afetar o tecido.

O mofo, também chamado de bolor, é um fungo que se aloja principalmente em lugares escuros e úmidos. Além de causar manchar nas roupas, estes micro-organismos são responsáveis por ocasionar cheiro desagradável e intensificar as crises alérgicas.

Quando se trata de manchas causadas por mofo, todo o cuidado é pouco para realizar a remoção completa e eficaz. O uso de produtos corrosivos, por exemplo, pode fazer com que a peça de vestuário desbote e até mesmo tenha o tecido corrompido.

Um fator que influência na eficácia da remoção é o tempo de permanência da mancha, ou seja, se ela é recente na roupa, fica mais fácil de ser removida totalmente. Para analisar o bolor, o indivíduo deve observar a cor da mancha: os tons violeta, preto e esverdeado são os mais difíceis de eliminar.

Existem métodos que podem ser realizados em casa para remover manchas das roupas, mas é importante tomar cuidado para não realizar sucessivas vezes e acabar causando o apodrecimento da peça. No caso de uma mancha de bolor grande e resistente a lavagem, vale aderir o processo de tingimento.

Como remover manchas de mofo das roupas?

Nem sempre os produtos de limpeza são capazes de remover o mofo do tecido.

A primeira tentativa pode ser feita através de uma lavagem comum de roupa, na qual se usa de preferência alvejante sem cloro. Repita o processo duas ou três vezes se o mofo não sair do tecido. Se a mancha não desaparecer, outras medidas devem ser tomadas.

Confira a seguir procedimentos eficazes contra mofo nas roupas e experimente preparar uma fórmula caseira para acabar com as manchas mais teimosas.

1ª Fórmula
A primeira sugestão recomenda misturar 5 colheres de água sanitária e 2 colheres de produto de limpeza pesado. Aplique o conteúdo sobre a mancha e esfregue o tecido devagar.

Remova a mistura com água corrente, depois aplique uma pasta preparada com açúcar e água sobre o local que estava manchado. Após três minutos, lave a peça normalmente.

2ª Fórmula
Adicione álcool líquido sobre a mancha de bolor, em seguida esfregue o tecido para remover a mancha.

3ª Fórmula
Mergulhe o local manchado da roupa no leite fervendo até que o bolor desapareça. Depois disso, faça uma lavagem com água e vinagre branco.

4ª Fórmula
Prepare uma solução com bicarbonato de sódio e água, depois coloque em um recipiente para ferver. Feito isso, adicione o tecido no líquido para a remoção da mancha acontecer.

Tenha sempre cuidado ao lidar com o tecido.
Recomendado para você
Bem Estar

Hermes Pardini – resultados de exames

Bem Estar

Dieta do Abacate Emagrecer para Natal 2017

Bem Estar

Passagens Aéreas Baratas Gol, Passagem Antecipada

Bem Estar

Clinomania: o que é, sintomas

Comentários
  1. daiane paula disse:

    gostaria de receber novas dicas sobre como tira manchas de roupas…amei muito….obrigado

  2. SASF disse:

    Vale ressaltar que qualquer mistura química deve ser manipulada com extremo cuidado! pois a inalação pode causar sérios danos a pessoa. Usando a mim mesmo como exemplo ao manipular alvejante de roupas e SOLOPAN (um tipo de detergente industrial automobilístico), tive a respiração rapidamente agravada, como os pulmões e até mesmo a saliva alterados! Portanto, Muito cuidado aos aspirantes de químicos!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *