Tontura e vertigem: diferenças

PUBLICIDADE
Tontura e vertigem possuem definições diferentes, porém ambas provocam mal-estar.

Muitas pessoas confundem a definição de tontura com vertigem. Por isso, separamos a principal diferença entre elas, para que não ocorram confusões. Conheça um pouco mais a respeito.

Tontura X Vertigem

A tontura é um termo difícil de ser definido. Por isso, muitas pessoas o utilizam para mencionar situações de desequilíbrio, náuseas, hipotensão, fraqueza e mal-estar. Porém, a real definição para tontura é aquela apresentada pela falsa sensação de movimento próprio ou do ambiente, podendo estar associada a enjoos e desequilíbrios. Já a vertigem é quando a pessoa relata que tudo que está ao redor parece estar girando. Vertigem é, na verdade, apenas um dos tipos de tontura.

Manutenção do equilíbrio

Para ficar em equilíbrio, o corpo precisa fornecer informações detalhadas de sua posição ao cérebro. Isso ocorre para mantermos o bem-estar em qualquer posição: deitada, sentada, de lado ou mesmo com os braços levantados. Em nosso organismo existem três meios que realizam a função de mandar informação para o sistema nervoso central com objetivo de equilíbrio, entre eles, podemos citar:

PUBLICIDADE
  • Visão – ajudam a orientar o que está ao redor;
  • Propriocepção – é o nome dado a capacidade do cérebro de reconhecer e localizar a posição do corpo, incluindo sua posição e orientação;
  • Ouvido interno – é o maior responsável pelo quadro de tontura e vertigem.
Desequilíbrio - sensação de que o ambiente está rodando ao nosso redor.

Compreendendo o ouvido interno

Dentro do ouvido interno existe um órgão que se chama labirinto. Ele faz parte do aparelho vestibular e é responsável pela manutenção do equilíbrio.

O labirinto é composto por um conjunto de arcos semicirculares que possuem líquidos no seu interior. Quando nos movimentamos, esses líquidos também se movem. Com isso, o cérebro interpreta e identifica os movimentos, resultando na manutenção do equilíbrio. Conforme mudamos de posição, as informações são passadas para o cérebro, o qual acompanha os movimentos.

Causas de vertigens e tonturas

São diversas as causas de vertigens e tonturas. Cerca de 40% dos casos se devem a doenças do aparelho vestibular. Já 10% são devidos a problemas no cérebro e, em torno de 15% por distúrbios psiquiátricos. Porém, em torno de 25% não são verdadeiramente tonturas, mas sim pré-síncopes e desequilíbrios.

Quadro clínico de vertigem

Conheça os principais sintomas apresentados pelas pessoas portadoras de vertigem:

PUBLICIDADE
  • Tonturas rotatórias – sensação de que o ambiente esta rodando;
  • Dificuldade na manutenção do equilíbrio;
  • Tonturas que aprecem e desaparecem;
  • Tonturas que pioram com a movimentação da cabeça ou movimentos rápidos.
Nem sempre sabemos diferenciar a tontura da vertigem.

É importante saber a diferença entre tontura e vertigem. Lembre-se de que a única pessoa que pode realmente diagnosticar o problema é um médico especialista no assunto.

PUBLICIDADE

Leia também:

Comentários fechados

Os comentários desse post foram encerrados.