Manchas brancas nas unhas: como tratar

Muitas pessoas se perguntam o que são as manchas de coloração esbranquiçada que aprecem em suas unhas. A crendice popular afirma que quando elas…

Muitas pessoas se perguntam o que são as manchas de coloração esbranquiçada que aprecem em suas unhas. A crendice popular afirma que quando elas aprecem, é possível fazer um pedido que será realizado no momento em que elas desaparecerem. Apesar do mito urbano, há uma explicação científica. Sendo assim, saiba mais sobre as manchas brancas nas unhas e como tratá-las.

Saiba como tratar as unhas manchadas.

As unhas demonstram os cuidados que temos com o nosso corpo. (Foto: divulgação)

Unhas – estruturas muito importantes para nosso organismo

As unhas são estruturas extremamente importantes para o nosso corpo. Isso porque, mesmo parecendo frágeis, possuem função de apoio e proteção. Além disso, juntamente com as terminações nervosas encontradas em nossos dedos, ajudam a detectar situações de risco paras as nossas mãos.

Unhas bem cuidadas – sinônimo de higiene

As unhas são reflexos da atenção que damos a nossa saúde. Devido a isso, é normal que tenhamos muita preocupação com essas pequenas estruturas. Para mantê-las com aspecto saudável, sempre as deixamos limpas e brilhantes. No entanto, apesar dos cuidados, algumas pessoas apresentam uma manifestação inexplicável em suas unhas, as manchas brancas. Diante desse problema, uma grande parte da população fica preocupada e acaba buscando orientação de um especialista. A verdade é que as manchas são um sinal de que a alimentação não está adequada. Conheça mais sobre o assunto logo abaixo.

Diante de alterações persistentes nas unhas, busque a orientação de um especialista. (Foto: divulgação)

Manchas brancas nas unhas – sinal de má alimentação

Muitas pessoas apresentam manchas brancas nas unhas. Elas costumam aparecer e sumir sem nenhuma explicação, o que deixa grande parte dos indivíduos preocupados. Porém, essas manchas não são sinônimo de doença.  Na verdade, elas comumente aparecem quando há falta de algum nutriente essencial ao corpo.

Continuar Lendo  Saiba como ajudar a criança a ter um sono tranquilo

O termo médico que define essa condição clínica é leuconiquia. Como foi anteriormente mencionado, ela surge como resultado de pequenas lesões que acontecem na base da unha (matriz). O resultado é a formação de pequenas bolsas de ar no interior da estrutura ungueal (unha), dando o aspecto esbranquiçado.

Outros fatores que colaboram com a manifestação das manchas brancas

Além da má alimentação, existem outras causas que estão diretamente relacionadas com a manifestação da leuconiquia. Conheça abaixo quais são elas.

  • Contato excessivo com água quente;
  • Uso frequente de produtos químicos, como os de limpeza;
  • Utilizar a unhas para abrir recipientes.

Conheça um pouco sobre o tratamento da leuconiquia

Para que o tratamento da leuconiquia seja eficaz, é ideal a orientação de um médico especializado. Através da avaliação desse profissional, é possível distinguir qual a causa do problema e ser indicado o tratamento adequado no caso.

O contato excessivo com água quente é um dos responsáveis pelo aparecimento das manchas brancas nas unhas. (Foto: divulgação)

As manchas brancas nas unhas perturbam uma grande parte da população. Após conhecer um pouco mais sobre a leuconiquia e como tratá-la, basta ficar atento às alterações e buscar a orientação de um especialista quando necessário.

Aprenda a fortalecer as unhas fracas.

Top