Maçã: Fruta Com Fibra

Todos sabemos que as frutas devem ser consumidas diariamente, pois suas propriedades, acabam por ajudar na composição de vários nutrientes e metabolismos dentro do…

Por Redacao em 16/09/2009

Todos sabemos que as frutas devem ser consumidas diariamente, pois suas propriedades, acabam por ajudar na composição de vários nutrientes e metabolismos dentro do organismo.

Uma fruta muito especial é a maçã, pois contém propriedades essenciais a saúde do corpo. É um alimento muito excelente para o sistema digestivo e imunológico. A maçã é um fruto da macieira, árvore que provavelmente é cultivada a mais tempo, é uma fruta de todos os climas, muito fácil de ser cultivada, originária da Ásia Central, é uma das frutas que podem ser conservada durante mais tempo, sem perder seus valores nutritivos. Conheça os benefícios da maçã e faça consumo regular dessa fruta.

As variedades mais consumidas no Brasil são: Fuji, Gala, Red, Verde, Melrose e Brasil, mas existem inúmeras espécies de maçãs. Qualquer que seja o tipo da maçã, ela deve ser lisa e firme, sem manchas marrom na casca ou com aparência enrugada e sem nenhum tipo de furo.

Primeiramente, o ideal é que seja consumida com a casca, pois há em toda a fruta fibras solúveis e insolúveis que compõe cerca de 20% da dose diária recomendada para o adequado funcionamento do organismo. É em sua casca que se encontra a alta concentração de pectina, substância que previne e mantem a taxa de colesterol em níveis aceitáveis. Nesse caso o indicado é consumir uma unidade ao dia. A pectina também auxilia no emagrecimento, visto que essa substância dificulta a absorção de gorduras e de glicose, além disso o alto teor de potássio, encontrado em sua polpa ajuda a liberar o excesso de sódio do organismo, o que resulta na eliminação de água retida no corpo. A maçã oferece uma sensação de saciedade, pois sua casca não é solúvel, não são digeridas, portanto ficam mais tempo no organismo.

As maçãs são muito indicadas para quem sofre de problemas no estômago, como ulcera, azia e gastrite, ela age como protetora para a mucosa do trato digestivo, isso porque possui agentes cicatrizantes. A maçã evita o envelhecimento, protege o corpo de doenças e ainda limpa a boca e previne doenças na gengiva. A vitamina B colabora com o crescimento infantil, portanto muito indicada para a alimentação das crianças.

Ainda possui quercitina, substância fitonutriente que diminuiu a probabilidade  de desenvolver doenças cerebrovasculares e alguns tipos de câncer. Há também proteção contra o desenvolvimento de catarata e proteção contra a falta de colágeno.

A maçã é um fruto ideal para ser consumido em jejum, pois ao acordar seu estômago está vazio, ao consumir uma maçã seus nutrientes serão melhor absorvidos. Excelente fonte de fibras, vitamina C e Sais minerais, além disso é muito pobre em gordura saturada. Diz-se que uma maçã por dia é saúde garantida, isso por causa de suas diversas propriedades.

Agora, pense em consumir todos os dias essa fruta tão saudável!

Top