Livros de Khaled Hosseini

O escritor Khaled Hosseini nasceu na capital do Afeganistão, Cabul. A sua mãe lecionava em um colégio só de meninas e o pai envolveu-se…

O escritor Khaled Hosseini nasceu na capital do Afeganistão, Cabul. A sua mãe lecionava em um colégio só de meninas e o pai envolveu-se com o Ministério do Exterior afegão, por isso, em 1970, foi para o Teerã, Irã, onde o seu pai trabalhou para a Embaixada do país. Três anos depois, voltaram a Cabul, mesmo ano que nasceu o seu irmão mais novo. A história de vida do escritor e a política que sempre foi tão próxima de sua família faz parte das suas obras nas entrelinhas.

Leia mais sobre: Lista dos livros mais vendidos 2009

Khaled Hosseini tem um bela história de vida (Foto: Divulgação)

Após a mudança de poder no Afeganistão a família de Hosseini foi para Paris, França, onde o patriarca conseguiu um emprego. Mas, graças a um golpe político eles tiveram que fazer nova mudança e receberam asilo nos Estados Unidos. Lá, passaram a residir em San Jose, Califórnia. As suas propriedades foram todas deixadas no Afeganistão e eles foram forçados a viver com ajuda governamental por um curto período.

O Caçador de Pipas, de Khaled Hosseini

Quem nunca escutou falar sobre Khaled Hosseini certamente conhece “O Caçador de Pipa”. A obra, que virou filme, emocionou milhares de pessoas por todo o planeta e é de autoria desse grande escritor. “The Kite Runner”, nome original no livro, fala da vida de Amir, que mesmo depois de adulto se recorda de uma tragédia que aconteceu na sua infância. O romance tem como cenário o Afeganistão, desde a queda da monarquia até o colapso do regime Talibã, além da cidade de São Francisco, Estados Unidos. Em 2005, o livro ficou entre os três mais vendidos dos EUA e aborda o drama da imigração, problemas políticos bem conhecidos pelo autor, além da violência contra as crianças.

Leia Também:  Apresentadora é presa em São Vicente por tráfico de drogas

Saiba mais sobre: Livros mais vendidos em 2009

O Caçador de Pipas é um livro brilhante desse autor (Foto: Divulgação)

A Cidade do Sol: outro título de Khaled Hosseini

Outro livro do autor, mas que é menos conhecido, é “A Cidade do Sol”. O título conta em paralelo duas histórias. Uma fala de Mariam, que tem 33 anos. Quando a moça tinha 15 anos de idade a garota perdeu a mãe e o pai a deu em um acordo de casamento para um sapateiro de 42 anos. Criada para ser dona de casa, provedora de filhos, desde de criança soube que seu destino era servir a um marido escolhido pela família.

No outro núcleo da história de “A Thousand Splendid Suns” (nome do livro original). Laila tem 15 anos, é filha de um professor que sempre a ensinou sob a seguinte premissa: “Você pode ser tudo o que quiser”. Aplicada nos estudos, a jovem acha que sua vida pode mais que ter filhos e ser esposa de alguém. Porém, o destino reserva muitas surpresas para essas duas personagens que se julgam tão diferentes, mas no fundo tem várias semelhanças.

Top